Maceió, AL

30°C
Clear sky

Consórcio NE e Embratur firmam acordo para impulsionar o turismo

Finalidade é promover os estados nordestinos no mercado internacional, direcionar investimentos e gerar mais empregos
Acordo foi firmado pelo governador Paulo Dantas, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; e o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas (foto: Thiago Sampaio)

O governador de Alagoas, Paulo Dantas; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; e o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas; firmaram, nesta segunda-feira (11), Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de fortalecer a atração de turistas para região.

A finalidade é promover os estados nordestinos no mercado internacional, direcionar investimentos e gerar mais empregos e renda para a região.

PUBLICIDADE


O governador Paulo Dantas, atual presidente da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, afirmou que o crescimento econômico do Nordeste, vivenciado nos últimos anos, tem impulsionado a economia do Brasil, e uma parte significativa desse resultado provém do turismo.

“O Nordeste é um grande propulsor da economia nacional, elevando os índices brasileiros. Isso deve, em parte, ao turismo, que vem atraindo um número cada vez maior de visitantes, ano após ano. Este acordo surge para valorizar ainda mais nossa região, facilitar a promoção dos estados nordestinos no mercado internacional, entre outros benefícios que muito ajudam os estados e o país”, disse Dantas.

Marcelo Freixo resgatou detalhes de uma conversa anterior que teve com o governador Paulo Dantas sobre as ações de combate à criminalidade, que contribuíram para a redução dos índices de violência, e relacionou isso ao aumento dos investimentos em turismo.

“Havia um pensamento de que seria necessário investir primeiro em Segurança Pública para depois investir em turismo. Esse pensamento é equivocado, pois, ao fortalecer o turismo, consequentemente, os índices de violência diminuem, uma vez que o turismo gera empregos e renda, fundamentais para a redução da criminalidade”, destacou.

Reunião

Após a solenidade, membros da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, representando os nove estados, reuniram-se com o presidente da Embratur para sugerir ações e solicitar a inclusão do bloco em roadshows, famtours, press trips e feiras na agenda da Embratur, para a promoção de roteiros turísticos que valorizam os aspectos culturais do Nordeste.

A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, comentou sobre a importância da união de esforços para promover a região no mercado internacional.

“Na Europa, os turistas costumam visitar mais de um país, e isso representa uma grande oportunidade de venda para o Nordeste, permitindo que as pessoas façam roteiros integrados para vários destinos na região, criando assim mais oportunidades para a expansão do setor turístico e, consequentemente, aumentando a geração de emprego e renda para nossos cidadãos”, enfatizou.

Um dos pontos abordados foi o baixo número de voos para o Nordeste, uma dificuldade enfrentada por alguns estados para ampliar a oferta e também para aumentar o número de cruzeiros visitando a região.

O secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, garantiu que agendará reuniões com os ministros do Transporte, Renan Filho; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa; e de Turismo, Celso Sabino, para discutir as demandas apresentadas.

“Ouvimos dos secretários estaduais de turismo e do presidente da Embratur vários pontos que ainda dificultam a ampliação do turismo na região, como a necessidade de ampliar e melhorar a malha aérea, fortalecer e ampliar a infraestrutura portuária e também a viária. Além disso, buscaremos levar o consórcio a cada estado para participar de grandes feiras internacionais”, concluiu.