Maceió, AL

30°C
Clear sky

Saiba quem são as vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios 2023

Elas já estão classificadas para etapa regional, que seleciona as concorrentes da premiação nacional, em novembro
Anúncio dos nomes das classificadas foi feito durante evento que lotou o auditório do Sebrae Alagoas (foto: Agência Sebrae)

O Sebrae Alagoas anunciou, na noite dessa segunda-feira (18), as empresárias vencedoras na etapa Estadual do Prêmio Mulher de Negócios 2023. Sete empreendedoras foram classificadas para disputar a etapa Regional, de onde sairá uma candidata por categoria para concorrer na Nacional, em novembro. No total, 192 mulheres se inscreveram na premiação no estado.

O anúncio dos nomes das classificadas foi feito durante evento que lotou o auditório da instituição, no Centro de Maceió. O diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, destaca que o volume de mulheres inscritas acaba por inspirar outras a também iniciarem um novo negócio.

PUBLICIDADE


“São histórias que inspiram. E nós evoluímos a partir da nossa capacidade de contar histórias, de compartilhar essas histórias. Eu quero parabenizar o nosso pessoal que faz o Sebrae Delas acontecer, que promove o empreendedorismo feminino em Alagoas. A gente fica muito feliz de ver tantas candidaturas nessa etapa do prêmio. Tenho certeza de que temos boas candidatas para disputar a etapa Nacional”, afirmou Lages.

A diretora de Administração e Finanças, Juliana Almeida, lembra que o número de empreendedoras cresce de maneira vertiginosa no Brasil, o que acaba dando uma nova configuração ao mercado de trabalho e à economia como um todo, pelo país afora.

“As mulheres sempre nos surpreendem. As empreendedoras estão voltando a atuar em todas as frentes. Dos 30 milhões de empreendedores no país, nós contamos com 10 milhões de mulheres. E a cada ano vai aumentando esse número, o que gera uma satisfação imensa. Principalmente porque sabemos que as mulheres costumam ter uma terceira e até mesmo uma quarta jornada nas suas rotinas, o que não é fácil”, diz.

Vencedoras

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem três categorias. Na categoria Produtora Rural, a selecionada foi Maria Josélia Silva, de Girau do Ponciano.

“Estou muito feliz por estar aqui e queria agradecer ao pessoal da minha cidade por me apoiar sempre. A gente que é da roça não fala muito bonito, mas gosto de fazer valer a força de todas as mulheres”, disse ela.

Na categoria Microempreendedora Individual, o terceiro lugar ficou com Janaína de Oliveira Ramos, da empresa Panos de Cordel.

“É com muita satisfação que recebo esse prêmio hoje. Eu não era nada quando comecei a empreender, mas o Sebrae me ajudou muito a chegar onde estou. Minha empresa nasceu para ocupar a minha mãe durante a pandemia e hoje estamos aqui, juntas, fazendo tudo pelo sucesso da empresa”, diz.

Em segundo lugar ficou a empresária Klyvia Maria Silva Farias, da empresa Hula Hula Poke.

“Agradecer primeiramente a Deus e depois aos meus pais e ao Sebrae. Para muita gente esse prêmio é apenas um objeto, mas para quem empreende é a soma de muito suor e lágrimas”, desabafa.

O primeiro lugar da categoria Microempreendedora Individual ficou com a jornalista Raíssa França, do portal de notícias Eufêmea.

“Fico muito feliz pelo reconhecimento. Este prêmio é dedicado a todas as mulheres, pois sem elas o site não existiria. Elas nos inspiram todos os dias, e sou a empresária que sou, a pessoa à frente desse projeto, porque várias mulheres acreditaram em mim, confiaram no meu trabalho e continuam a confiar”, comemora.

Pequenos Negócios

A categoria Pequenos Negócios marcou o fim do evento de premiação. O terceiro lugar ficou com a empresária Lívia Passos Goés, da Fertisolo Paisagismo.

“Eu agradeço ao Sebrae por ter me dado esse apoio. Fiz a minha inscrição em cima da hora. O empreendedor não dorme. É o dia inteiro pensando no seu negócio, sobre o que é preciso fazer. Eu nunca deixei de acreditar no meu trabalho. Eu empreendo para melhorar a vida das pessoas”, afirma.

A empresária Ely Christiana Veras, da Ser Imune, ficou com o segundo lugar na mesma categoria.

“Tudo vale a pena, mesmo sabendo o quanto é difícil empreender nessa vida. Mas sempre podemos ir além do que imaginamos. E o Sebrae ajudou a me tornar a empreendedora que sou hoje”, destaca.

Já o primeiro lugar entre os Pequenos Negócios ficou com a empresária Aline Gomes Moura, da empresa Meu Hostel.

“Fico muito feliz com essa premiação. Quando pensei em abrir um hostel foi a partir de um plano de negócios que virou realidade. É um ramo difícil, muito masculino, numa cidade onde a presença do homem é muito forte na hotelaria. Passamos por um momento complicado com a pandemia, mas graças a minha família, colaboradores e amigos eu cheguei aqui. Feliz agora por fazer a história do empreendedorismo feminino subir cada vez mais”, conta.

Gestora do Sebrae Delas, a analista Érica Pereira endossou o discurso da diretora de Administração e Finanças, Juliana Almeida, de que a instituição segue de portas abertas para atender todas as mulheres, independentemente de serem classificadas ou não no prêmio.

“Todas são merecedoras de aplausos, de todos os prêmios, e podem contar sempre com a gente através do Sebrae Delas, com as nossas capacitações e os nossos cursos. Alagoas ficou em 8º lugar em inscrições no Brasil e tenho certeza que a vitória hoje é de todos nós”, diz.

Com Agência Sebrae Alagoas