A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou a segunda edição do Concurso de Quadrilhas Juninas Matutas da Rede Pública Estadual de Ensino de Alagoas. A final da competição está confirmada para o dia 04/07, no Ginásio de Esportes Lauthenay Perdigão, no Trapiche, em Maceió.
O concurso terá duas etapas. A primeira será nas 13 Gerências Especiais de Educação (GEE). Os grupos classificados se apresentam na etapa final, dia 04/07, das 13h às 17h, em Maceió.
De acordo com a superintendente da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa, o concurso contribui com o fortalecimento das raízes culturais e a democratização dos festejos juninos.
“Realizar a segunda edição do Concurso resgata e celebra raízes culturais do Nordeste, além de proporcionar um momento de diversão, aprendizado e união”, destaca.
Regras da disputa
Cada quadrilha deverá ter a participação de, no mínimo, 14 e, no máximo, 20 casais, entre eles um casal de noivos e um casal composto pelo rei e rainha do milho.
Será vedada a utilização de efeitos especiais que produzam fumaça, fogo e materiais que possam causar riscos aos participantes. Cada quadrilha terá 15 minutos para apresentação.
Dentre os critérios classificatórios estão: passos de quadrilha/coreografia regional; figurino/indumentária; evolução/harmonia; criatividade; engajamento e alegria.
Caso o estudante seja menor de idade, é necessário um termo de autorização dos pais/responsáveis para participação no evento.
O edital pode ser consultado aqui . Para mais informações, os participantes também podem procurar a coordenação ou secretaria da respectiva unidade escolar onde estuda.