Maceió, AL

30°C
Clear sky

Concessionárias anunciam medidas para combater desperdício de água

Na Grande Maceió, BRK garante ter evitado desperdício de mais de 3 trilhões de litros de água; no Interior, Águas do Sertão informa que investiu R$ 1,5 milhão
Combate ao desperdício de água é um dos maiores desafios do abastecimento no Brasil (fotos: divulgação)

As concessionárias responsáveis pelos serviços de água e esgoto no Sertão, Agreste e Região Metropolitana de Maceió divulgaram, nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, ações e investimentos para combater o desperdício, um dos maiores desafios do abastecimento em todo o Brasil.

A BRK, que atua na Região Metropolitana de Maceió, informa que tem realizado um amplo trabalho de combate às perdas de água, com resultados expressivos já alcançados.

PUBLICIDADE


Segundo a concessionária, somente no período de janeiro de 2022 a janeiro de 2023, a empresa conseguiu evitar que 3.608.522m³ (mais de três trilhões de litros) de água tratada fossem desperdiçados – volume suficiente para abastecer quase 52 mil pessoas em um dia.

Além da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto na região em até seis e oito anos, respectivamente, a BRK tem como meta contratual a redução das perdas de água para no máximo, 25% em 20 anos. Em menos de dois anos de operação, a concessionária garante que já conseguiu alcançar resultados esperados para cinco anos do contrato.

“Até o ano cinco da concessão, nossa meta contratual é a redução das perdas de água para 47%. Fechamos fevereiro deste ano com um índice de 50%, graças a uma série de ações de combate ao desperdício. Quando chegamos, em julho de 2021, o índice de perdas de água era cerca de 60%. Ou seja, de cada 100 litros de água tratada, mais da metade era desperdiçado antes de chegar às casas dos cidadãos”, conta o diretor operacional da BRK em Alagoas, Wilson Bombo.

BRK destaca, ainda, que tem investido em um programa de controle de perdas que parte do conhecimento sobre o volume de água tratada distribuído e o volume consumido pela população das diversas regiões.

Por meio da instalação de equipamentos de medição nas unidades de produção de água e da substituição de hidrômetros antigos e ineficientes, a concessionária aponta que consegue identificar as localidades onde há mais desperdícios e adotar medidas assertivas.

BRK informa que tem combatido o desperdício de água com tecnologia e medidas assertivas

Desde o início da concessão, a BRK revela que já reparou mais de 35 mil vazamentos de água na Grande Maceió. Em média, 60 vazamentos por dia são solucionados nos 13 municípios onde a concessionária atua, pontua.

A contribuição da população é essencial para que resultados como esses sejam alcançados. Pelo portal MinhaBRK ou pelo WhatsApp (11) 99988-0001, é possível abrir um chamado com informações básicas de localização, tipo de demanda e dados adicionais que facilitem o atendimento da ocorrência.

Sertão e Agreste

A Águas do Sertão, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em 34 cidades do Agreste e Sertão alagoano, também chamou a atenção para o problema do desperdício de água e anunciou medidas.

A concessionária informa que vai iniciar em março a operação #VamosJuntos, ação que marca oficialmente, também, o início da execução de seu plano de melhorias para a região.

Segundo a concessionária, ao longo dos próximos 18 meses, uma força-tarefa percorrerá rua a rua todos os 34 municípios do Agreste e Sertão alagoanos atendidos pelo contrato com o objetivo de analisar o perfil de consumo de cada residência, reparar vazamentos ao longo da rede, combater fraudes, trocar hidrômetros, instalar macromedidores, facilitar a inclusão de novos beneficiários na Tarifa Social e ensinar a população a controlar e reduzir o próprio consumo de água.

As primeiras seis cidades a receber as visitas das equipes são Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Piranhas, Inhapi, Feira Grande e Igreja Nova.

“Estas ações de revisão das redes e de caça-vazamentos são o primeiro passo para que se possa atingir mais eficiência operacional e ter mais água desde já disponível para distribuição, preparando o terreno para as melhorias planejadas para os próximos anos”, explica Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão.

Em seu contrato de concessão de 35 anos com o governo de Alagoas, a concessionária destaca que assumiu o compromisso de universalizar até 2033 o acesso ao saneamento básico nos municípios atendidos, conectando 100% dos domicílios à rede de água e 90% à rede coletora de esgoto.

A empresa revela que em apenas um semestre, quase 75 mil serviços já foram realizados nos 34 municípios atendidos pelo contrato, com uma média de 524 ações por dia.

Ainda de acordo com a concessionária, investimentos de quase R$ 1,5 milhão no sistema de monitoramento de reservatórios também já foram realizados. Por meio de painéis de telemetria GRPS, movidos por energia solar, cerca de 160 pontos estão sendo monitorados, revela.