Maceió, AL

30°C
Clear sky

Com foco nas mudanças climáticas e economia circular, tem início a COPANT

Encontro reúne representantes de 40 países e é considerado um dos maiores do mundo de normas técnicas
Governador Paulo Dantas participou da abertura da reunião anual da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (foto: Thiago Sampaio)

A reunião anual da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (COPANT) teve sua abertura oficial nesta segunda-feira (29), no salão de convenções do Hotel Jatiúca, em Maceió. Com foco nas discussões nas mudanças climáticas e economia circular, o evento vai até esta quarta-feira (1°).

O encontro reúne representantes de 40 países e é considerado um dos maiores do mundo de normas técnicas.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A abertura contou com a presença de autoridades como o governador de Alagoas, Paulo Dantas; o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mario William Esper; o presidente da Organização Internacional de Normalização (ISO), Sung Hwan Cho; o presidente da COPANT, Mauricio Céspede; e o vice-presidente do Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe – CAF, Jorge Arbache.

A cerimônia foi marcada pelos discursos das autoridades presentes, homenagem da empresa Onearth com a certificação de neutralização voluntária, e a apresentação de um painel sobre oportunidades para o financiamento climático e a economia circular. Durante a tarde, a programação seguiu com reuniões e discussões internas entre as delegações participantes.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, que participou da cerimônia acompanhado de secretários de estado, salientou a presença de mais de 30 países que estão sendo representados durante o evento.

“É uma honra nós termos uma reunião de nível internacional onde estabelece as normas técnicas para o setor público e privado. São normas inovadoras e de excelência, que traz resolutividade para todos. Aqui temos mentes brilhantes que estão atuando para ajudar o estado de Alagoas a se desenvolver cada vez mais, já que esse é o estado que estamos projetando para o futuro, uma Alagoas que dialoga com o mundo”, pontuou o governador.

Apoio

O presidente da ABNT, Mário William Esper, agradeceu o apoio que todo o Governo de Alagoas prestou para a logística e realização da COPANT e a importância de um evento desse porte, sobretudo na região nordeste.

“Aqui estão todos os países das três Américas e mais países da Europa, debatendo as normas técnicas que são mundiais e respeitadas pelo mundo todo. Nós lançamos, aqui em Alagoas, no ano passado, a primeira norma sobre combate e prevenção da violência contra as mulheres nas corporações que foi muito importante. Sendo, inclusive, implantada como norma de gestão, algo que é difícil de seguir internacionalmente. Daqui de Alagoas eu tenho certeza de que sairá um resultado excepcional, principalmente, na questão da mudança de clima”, ressaltou.

A ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. Fundada em 1940, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública.

É sócia fundadora e ocupa uma cadeira no conselho da International Organization for Standardization (ISO), sediada na Suíça, a entidade internacional responsável pela padronização das normas técnicas em mais de 170 países.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE