O jornalista Marcus Toledo está de volta à música. Ex-integrante de bandas icônicas de Maceió nos anos 80 e 90, como Segredo de Estado e Máfia Nordestina, ele retorna em um trabalho solo intitulado Antonio.
São cinco canções gravadas em São Paulo (todo o instrumental) e Maceió (vozes) que misturam pop-rock, reggae-pop e hip-hop, num panorama que traduz bem a formação musical do artista.
“Sou da geração Legião, Paralamas, Titãs, Kid Abelha. Embora tenha somado outros estilos e artistas ao repertório que costumo ouvir, fui forjado naquela época, e isso ficou impregnado nas músicas que faço”, diz.
Antonio traz ainda outra marca que o músico acha importante. É o primeiro trabalho em que ele fez todas as canções e todos os arranjos de base, das frases de guitarra em “Quanto Tempo?” ao naipe de metais em “Perdão” e o solo de harmônica em “Mesmo sem ter direção”.
“Geralmente as pessoas se ligam de início na voz e na melodia das músicas. Mas tem um elemento a mais que é fascinante: a forma como a canção foi construída. Que instrumentos usamos, qual o timbre, o desenho deles, as frases e o protagonismo que cada um terá. Isso é fascinante, e pode significar o sucesso de uma música”, explica Marcus.
Óbvio que isso não é um trabalho solo. As ideias que surgem na cabeça do artista são traduzidas por pessoas como o músico e produtor musical Jair Donato ou a turma do estúdio Grave Online, de São Paulo.
“O talento deles é fundamental para que as músicas ganhem forma. Jair tem uma sensibilidade musical única, e o Grave Online tem um time super talentoso, com músicos de altíssima qualidade”, diz.
Novas canções
Lançado recentemente nas plataformas de streaming, Antonio é um projeto ainda em construção. Marcus pretende incluir novas canções ao longo de 2025, muitas delas versões com nova roupagem da época da Máfia e da banda Nexxo, a última em que o artista fez parte.
“Tem muita coisa boa guardada, canções minhas e também de outros compositores. ‘A Festa’, que está no álbum Antonio, é da época da Nexxo, e traz a participação mais que especial do grande Vitor Pirralho”, diz
Ainda não há shows previstos, mas a ideia não está fora do radar. Como é primeiro trabalho solo do artista, Marcus não tem hoje uma banda pra subir aos palcos. Mas nada que não se resolva. A velha turma de Jacarecica está a postos pra se juntar outra vez, como nos bons e velhos tempos. É aguardar pra ver.
Spotfy
https://open.spotify.com/artist/3lmxpYuh2EhagChTylxrTP?si=SU3PEv4rQVW4Kk95y5XLGw
YouTube Music
Amazon Music
https://music.amazon.com.br/albums/B0DN4VFXYL
Apple Music