O Shopping da Vila, primeiro grande centro de compras do Sertão alagoano, vai levantar as portas no dia 5 de maio, em Delmiro Gouveia. A previsão é que até 50 lojas e duas salas de cinema entrem em funcionamento no dia da abertura. Quando estiver 100% pronto, a expectativa é de que todo o complexo gere cerca de mil empregos nos 120 empreendimentos instalados.
“Nós temos hoje, com as 50 operações instaladas e um investimento de R$ 104 milhões, 356 empregos. Com mais 250 nas lojas, nessa primeira fase, teremos 606 empregos”, informou o superintendente do Shopping da Vila, Jorge Cavalcanti.
“A nossa meta é inaugurar a operação no dia 5 de maio, perto do Dia das Mães, com uma sessão especial de cinema dedicada a elas. Temos ainda um mês de adequação. O Shopping está pronto, agora vem a missão de trazer os lojistas. Vamos começar com 50 operações, dessas 20 já estão locadas com contrato assinado com várias marcas”.
O lançamento comercial foi realizado na noite de sexta-feira (25) com a presença do governador Renan Filho, da prefeita do município, Ziane Costa, e de diversas outras autoridades. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, destacou a coragem e a visão empreendedora do Grupo Carlos Lyra, que construiu o Shopping da Vila.
“É um empreendimento que vai dar oportunidade ao turista de fazer seus passeios nos Cânions do São Francisco, curtir a gastronomia local, os passeios na caatinga e, à noite, vir aqui e curtir um cinema, um barzinho, ir à Praça de Alimentação do Shopping, comprar uma roupa e tantas coisas mais que são possíveis de realizar”, pontuou Beltrão.
Monumento
Durante a solenidade de lançamento do Shopping da Vila, foi inaugurado o monumento Empreendedores do Sertão. São quatro esculturas de bronze assinadas pelo artista plástico Leo Santana, em parceria com a Fundição Artística Ana Vladia, de Minas Gerais.
“Foi muito interessante porque aqui são quatro tempos diferentes. Retratamos quatro pessoas que alguns conviveram e outros não. Colocamos, então, os quatro juntos como se fosse uma cena deles se encontrando. Esse foi o desafio”, revela Leo Santanta.
Ele é autor do Memorial a Delmiro Gouveia, instalado no município, e de outras seis esculturas em Maceió, a exemplo de Nise da Silveira, Graciliano Ramos, Aurélio Buarque e Lêdo Ivo. “Alagoas é cheia de gente importante e valorosa em âmbito nacional”, ressaltou.
As estátuas do monumento Empreendedores do Sertão representam os protagonistas da trajetória da centenária indústria fabril: Delmiro Gouveia, Antônio Carlos Menezes, Ivan Botelho e Carlos Lyra. Este recebeu o título de cidadão honorário in-memorian durante a solenidade. Ivan Botelho é o único vivo entre os homenageados. Ele falou do sentimento de ser eternizado em vida.
“É uma experiência fora de série; é sui generis você está representado por uma escultura de bronze onde todos ali já morreram, menos você. Então você se sente meio estranho no ninho, mas com companhias tão boas e, tão prestigiado, é realmente emocionante”, revela Botelho, que administrou a Fábrica da Pedra de 1986 a 1992. Na área da indústria têxtil foi construído o Shopping da Vila. Toda a estrutura arquitetônica da fábrica, porém, foi preservada, ao lado do centro de compras.