Ao caminhar pela praia de Barra Grande, em Maragogi, ao final da tarde, o empresário Bruno Vasconcelos se deparava com uma situação que o deixava incomodado.
“Observei que após os banhistas saírem deixavam para trás uma grande quantidade de bitucas de cigarro jogadas na areia”, revelou.
Para evitar que os resíduos sejam dispensados na natureza, a empresa de Vasconcelos (Meraki Beach – Bar e Pousada) instalou, nesta sexta-feira (25), coletores de bituca na praia de Barra Grande, uma das mais belas de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas.
Para confeccionar os coletores, Vasconcelos utilizou madeira de reflorestamento. O material recolhido será entregue à coleta seletiva do município para destinação adequada.
Uma bituca de cigarro descartada incorretamente pode demorar até cinco anos para se decompor. Ela contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina mares, rios e córregos.
Vasconcelos diz que, além de cuidar do meio ambiente, quer dar exemplo aos demais empresários para que façam o mesmo e repliquem a ideia ao longo de toda a praia.
“Nossa empresa sempre se preocupou com a preservação do meio ambiente e uma ação como esta tem um impacto bastante positivo, por esse motivo decidimos aderir à ideia dos coletores de bitucas”.