Maceió, AL

30°C
Clear sky

Clube do Vinil promove cultura, memória e música na Ufal

Iniciativa tem como objetivos resgatar a experiência de ouvir os discos, promover o diálogo e valorizar a música
Programação contará com uma mesa-redonda sobre consumo e escuta de discos de vinil (foto: Severino Carvalho)

O Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove, na próxima quarta-feira (30), o primeiro encontro do projeto de extensão “Clube do Vinil: Comunicação, Cultura e Música”. A iniciativa tem como objetivos resgatar a experiência de ouvir discos de vinil, promover o diálogo entre gerações e valorizar a música como expressão cultural.

O evento acontece a partir das 19 horas, no auditório do Bloco A de Comunicação Social (COS) da Ufal. O projeto tem participação ativa de estudantes de Jornalismo e coordenação dos professores Laís Falcão e Victor Pires.

PUBLICIDADE


A proposta nasceu da percepção de que, embora muitas vezes considerado apenas um item retrô, o vinil representa um importante registro histórico, cultural e artístico. Sua materialidade oferece uma experiência tátil, visual e sonora singular, contrastando com a fluidez do consumo digital atual.

A programação contará com uma mesa-redonda sobre consumo e escuta de discos de vinil. Participam do debate: Laís Falcão, professora substituta de Jornalismo na Ufal e pesquisadora de MPB; Victor Pires, professor da Ufal e pesquisador de mídia e música; Jailson Alvim, dono do tradicional sebo “Solar Discos”; e a mediação será feita por Pedro Vermelho, estudante de Jornalismo.

Após a mesa, o evento segue com audições, apresentações e discussões de álbuns escolhidos pelos alunos e convidados. Além disso, alguns discos de vinil serão sorteados entre os participantes, valorizando ainda mais a proposta de incentivar a cultura do disco.

Desenvolvimento prático

Além de fomentar o debate sobre o papel da música física num mundo cada vez mais digitalizado, o Clube do Vinil também estimula o desenvolvimento prático dos estudantes do curso de Jornalismo.

Os alunos estarão envolvidos em todas as etapas do evento, da produção à cobertura, e terão a oportunidade de exercitar a crítica musical, analisar álbuns, artistas e gêneros, discutir a relação da música com sociedade, política e cultura, e refletir sobre os modelos de produção e distribuição da indústria fonográfica.

Segundo os organizadores, mais que um evento, o Clube do Vinil se propõe a ser um espaço de troca e aprendizado, reconectando gerações pela potência da música, transformando o som do vinil em ponto de encontro, memória viva e expressão cultural. A atividade gratuita e aberta à comunidade externa teve todas as vagas preenchidas.

LEIA TAMBÉM: Feiras movimentam o mercado de discos em Alagoas

Divulgação

Serviço 

Evento: Clube do Vinil

Data: 30 de abril de 2025

Horário: 19h

Local: Auditório do Bloco A do COS – Ufal

Realização: Curso de Jornalismo / Ufal

PUBLICIDADE