Com o objetivo de valorizar e promover a produção artesanal, o Governo do Estado inaugurou, nessa terça-feira (16), o Centro de Referência Alagoas Feita à Mão. O espaço fica localizado no térreo do prédio da Secretaria da Primeira Infância (Secria), na Praça dos Martírios, Centro de Maceió.
“O Centro de Referência Alagoas Feita à Mão vai ser um local adequado para nós expormos o nosso potencial, mostrando a nossa arte, nossa cultura, mostrando o que nós sabemos fazer e fazemos com muita eficiência, com muita eficácia”, disse o governador Paulo Dantas, durante a solenidade de inauguração.
O Centro de Referência Alagoas Feita à Mão é um espaço dedicado ao artesanato, projetado para promover e apoiar os artesãos alagoanos.
O equipamento conta com áreas expositivas, salas para reuniões e oficinas, além de um espaço de comercialização. Os artesãos poderão usufruir de diversos serviços oferecidos, como a emissão e renovação da Carteira Nacional do Artesão.
Sonho realizado
Patrimônio Vivo de Alagoas, a artesã Vânia de Oliveira falou da emoção de estar participando da inauguração do Centro de Referência Alagoas Feito à Mão.
“A gente está realizando um pedacinho do nosso sonho. Esse centro é de grande importância. Agora nós podemos dizer: temos um lugar digno de mostrar o artesanato de Alagoas. Então, é isso que a gente precisa, é dignidade, valorização e respeito pelo artesão de Alagoas”, disse ela.
O secretário de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), Hugo Leahy, explicou que a cada 30 dias, o espaço terá uma temática e uma coloração diferente.
“Hoje está azul, que é do ‘Coração Para As Mãos’. Daqui a 30 dias já vamos ter um novo tema”, adiantou.
Paulo Dantas acrescentou que o novo espaço é também um polo de inovação e design, proporcionando aos profissionais do segmento oportunidades de atualização contínua, sem perder a essência da produção artesanal genuína.
De acordo com ele, o centro será um lugar onde tradição e modernidade se encontram, promovendo o artesanato alagoano para novos patamares.
“Os produtos quando passam a ser conhecidos, são procurados pelo mundo todo. O Governo de Alagoas esteve recentemente participando de uma feira importante e conseguimos vender mais de R$ 400 mil de produtos dos nossos artesãos alagoanos e o grande objetivo de todas essas obras que nós estamos fazendo aqui no centro de Maceió é nós revitalizarmos o centro para que ele se torne um ponto atrativo para visitantes, para turistas, porque no mundo todo, se nós analisarmos, o centro é um ativo importante para o turismo”, acrescentou.