Maceió, AL

30°C
Clear sky

Centro de Patologia da Uncisal realiza mutirão com 400 exames de PSA

Iniciativa integra as ações do Novembro Azul, que alerta a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde
Ação é promovida pelo Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (foto: Ascom Uncisal)

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), deu início, este mês, ao mutirão “Novembro Azul”. A iniciativa oferece 400 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), utilizado como check-up principal para diagnosticar o câncer de próstata, para homens a partir de 40 anos.

A ação faz parte da campanha Novembro Azul, que alerta a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O agendamento do exame no CPML funciona por meio de encaminhamento, realizado pelo Centro de Diagnóstico e Imagem (Cedim) ou pelo Ambulatório de Especialidades (Ambesp) – unidades de apoio assistencial da Uncisal.

Também pode ser feito pelas unidades de saúde credenciadas pelo Sistema Nacional de Regulação (SisReg).

“O CPML funciona sob sistema SUS [Sistema Único de Saúde] porta fechada, quando o paciente apenas é atendido através do encaminhamento de unidades credenciadas”, informou Telma Amorim, diretora do Centro de Patologia da Uncisal.

Já o servidor da Uncisal deve procurar a Supervisão de Atenção à Saúde e Bem-Estar (Sasbem) ou o Setor de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade em que está lotado e solicitar o agendamento para a campanha Novembro Azul.

Condições

A diretora do CPML alerta sobre as condições obrigatórias de preparo para a realização do exame de PSA, cuja coleta deve ser feita entre 6h30 e 9h:

  • não ter ejaculado nas últimas 48h;
  • não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não), não ter andado de motocicleta e não ter praticado equitação (andar a cavalo) nos últimos dois dias;
  • não ter usado supositório, não ter recebido sondagem uretral e não ter feito exame de toque retal nos últimos três dias;
  • não ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias;
  • não ter realizado ultrassonografia transretal nos últimos 7 dias;
  • não ter realizado colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias;
  • não ter feito estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;
  • e não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

Telma Amorim esclareceu ainda que os pacientes com resultados alterados devem retornar à unidade ou ao médico solicitante para pedir os exames de imagem complementares.

“Os exames de imagem podem ser realizados no Cedim e os resultados serão encaminhados ao especialista do Ambesp para acompanhamento. Dessa forma, fechamos o ciclo de atendimento do paciente”, completou.

Campanha

Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade avançada ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A Campanha Novembro Azul tem a intenção de conscientizar os homens brasileiros a terem atitude e serem protagonistas de sua saúde, cuidando dela de maneira integral.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE