O uso de drones pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) tem se mostrado uma ferramenta eficaz na localização de crianças perdidas em praias e no monitoramento do litoral no estado.
No último final de semana, foram atendidos, somente na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, 7 casos de crianças perdidas. Um desses casos foi registrado em vídeo e mostrou a tecnologia em uso.
Durante a operação, bombeiros militares utilizaram um drone equipado com alto-falante para anunciar que uma criança perdida havia sido localizada e estava sob os cuidados da corporação no Posto de Guarda-Vidas.
A aeronave atraiu a atenção da mãe que, inicialmente, não havia percebido o desaparecimento do filho. Ao ouvir a mensagem, a mulher procurou a criança, e ao constatar que ela não estava por perto, dirigiu-se aos bombeiros, onde encontrou o filho em segurança, no Posto.
O episódio mostra a importância da tecnologia nas ações do CBMAL. Os drones utilizados pela corporação são equipados com avançados recursos como câmeras térmicas, alto-falantes, lanternas táticas e outros dispositivos que potencializam as operações de busca e salvamento, vistorias e monitoramento.
De acordo com o CBMAL, essas ferramentas permitem uma atuação precisa em diferentes condições, seja durante o dia ou à noite, possibilitando respostas mais ágeis e eficientes em situações de emergência, ampliando a capacidade de atuação da corporação.
Elas também contribuem significativamente para a eficiência das missões e para a segurança, não apenas dos alagoanos, mas também dos visitantes que frequentam as praias do estado.