Maceió, AL

30°C
Clear sky

Casa de Direitos orienta sobre declaração do Imposto de Renda

Serviço gratuito está disponível para quem não pode contratar contador particular, em Maceió e Arapiraca
Técnica orienta cidadão sobre como preencher declaração de imposto de renda

Nas Casas de Direitos de Alagoas, em Maceió e em Arapiraca, há orientação gratuita para quem precisa de apoio para preencher sua declaração de imposto de renda. O serviço funciona das 8h às 17h.

A interlocutora do Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Casa de Direitos de Maceió, Josy Carvalho, ressalta a importância do serviço para quem precisa declarar o Imposto de Renda dentro do prazo.

PUBLICIDADE


“Prestamos todo o suporte necessário e, quando identificamos que é preciso declarar e o cidadão não tem condições de arcar com o apoio contábil, encaminhamos para um núcleo de apoio fiscal”, explica.

Consulta fiscal

No PAV é feita consulta fiscal para verificar se o contribuinte possui pendência de malha, restituição a receber ou multas a pagar. Também são emitidos declarações e demonstrativos do Imposto de Renda dos últimos cinco anos.

Lá, ele também pode acessar o DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal), caso tenha algum débito com a Receita, entre outros serviços, segundo a Secretaria estadual de Comunicação.

O prazo para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025 termina no próximo dia 30 de maio. Os contribuintes que ainda não enviaram os dados precisam agir logo para evitar multas.

Conta oficial no Gov.br

Para ajudar o cidadão, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) conta justamente com um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal nas Casas de Direito de Maceió e Arapiraca.

Os técnicos da Casa de Direitos avisam que, para alguns serviços, é obrigatório que o contribuinte tenha a conta Gov.br, por meio da qual ele vai confirmar a veracidade de informações oficiais.

“Na Casa de Direitos realizamos tanto o cadastro da conta Gov.br quanto o aumento do nível de segurança da conta bronze para prata ou ouro, que são essenciais para alguns dos serviços”, completa Josy.

Maceió e Arapiraca

O serviço funciona na Casa de Direitos de Maceió, no Mirante de Jacintinho, e na Casa de Direitos de Arapiraca, na Rua Manoel Marcelino, s/n, no bairro Itapoã, de segunda a sexta, das 08h00 às 17h00.

PUBLICIDADE