Seis bombeiros militares de Alagoas vão atuar junto às forças federais no combate às queimadas no Norte do país. Eles embarcaram na terça-feira (24) no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e foram aplaudidos quando, pelos autofalantes, a missão foi anunciada (veja vídeo). Também receberam carinho de familiares e amigos.
O grupo embarcou com destino à Brasília, e vai atuar no estado de Rondônia, numa missão que deve durar cerca de 90 dias. O envio dos agentes faz parte da mobilização de corpos de bombeiros de todo o país para atuação integrada no combate aos incêndios florestais, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A ação estabeleceu medidas emergenciais que devem ser tomadas para a prevenção, preparação, resposta e auxílio aos entes federativos no combate a incêndios florestais e queimadas ilegais no território brasileiro.
Equipe
A equipe é composta pelo sargento Francisco Wanderley e pelos cabos Pedro de Andrade, Diogo Gêda, Alisson Félix, Everton de Oliveira e Luan Quintino.
Já em Brasília, os militares foram recepcionados no aeroporto por um sargento da Força Nacional e, em seguida, encaminhados para o Batalhão Escola de Pronto Emprego (BEPE), onde irão passar por um curso de nivelamento. A capacitação, antes da viagem para Rondônia, vai durar dois dias.
Para o comandante do Batalhão de Incêndios do CBM/AL, tenente-coronel Kenzo Kishishita, o envio do grupo também vai trazer resultados para Alagoas.
“Eles vão passar esse tempo longo lá combatendo incêndios florestais e a experiência que eles vão trazer vai ser imensurável. Com o retorno, a ideia é montar um curso para que eles repliquem o aprendizado junto aos nossos militares e, assim, aprimoremos ainda mais o serviço à população alagoana”, afirmou o oficial.
Para o comandante geral do CBMAL, coronel Sérgio André Verçosa, a solicitação da Senasp ressalta a confiança no preparo e na capacidade dos combatentes alagoanos.
“Essa ação ressalta a prontidão e eficiência de Alagoas em contribuir com soluções efetivas diante de adversidades. Com treinamento adequado e equipamentos apropriados, nossos bombeiros estão preparados para enfrentar esse desafio. Desejamos a todos, sucesso na missão e um retorno seguro e tranquilo”, disse o comandante.