Uma criança de 11 meses de vida que nasceu com cardiopatia congênita complexa foi transferida pelo Governo de Alagoas, em UTI aérea, para o Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo (SP).
A menina estava internada no Hospital da Criança (HC), no Jacintinho, em Maceió, para onde foi levada dias após o seu nascimento, no município de Igaci, na região Agreste de Alagoas.
O traslado ocorreu às 18h deste sábado, em aeronave equipada com UTI aérea, tão logo o Governo de Alagoas assegurou um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em São Paulo.
Letícia Oliveira e Caio Santos, pais da garotinha, só descobriram a cardiopatia da filha após seu nascimento. “Quando chorava, apresentava cansaço”, comentou a mãe.
Após a realização de exames, mais detalhados, ela foi internada em hospital vinculado ao Governo de Alagoas até já se submeteu a cirurgia para “correção do anel vascular.
“Desde que ela nasceu, ainda não voltamos para casa como uma família. Ela ainda não conheceu seu quarto e seus familiares”, comentou Caio Santos, pai da menina.
Coordenação e transferência
A ação emergencial foi coordenada pelo médico Gustavo Pontes de Miranda, após orientação do governador Paulo Dantas, a quem os pais da criança tinham pedido ajuda.
“Quando algum paciente precisa de assistência fora de Alagoas, não medimos esforços para assegurar o tratamento, forme já fizemos em outras situações”, disse o secretário.