A Secretaria da Saúde de Alagoas (Sesau) transferiu uma recém-nascida de 21 dias da Maternidade Santa Mônica, em Maceió, para o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), em Recife.
A bebê com cardiopatia congênita foi levada nesta segunda-feira (21) em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea para receber atendimento especializado em um dos maiores centros cardiológicos do país.
Alta complexidade
A unidade dispõe de estrutura especializada para realizar procedimentos de alta complexidade que ainda não são oferecidos em Alagoas, garantindo a continuidade do tratamento da bebê.
A transferência da bebê foi viabilizada por meio do Programa Salva Mais, coordenado pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA), em parceria com a Central de Regulação de Alta Complexidade (Cerac) da Sesau.
O objetivo da ação é assegurar que pacientes alagoanos em estado grave tenham acesso aos melhores serviços de saúde disponíveis, mesmo fora do estado.
Mãe ansiosa pela cirurgia
A mãe da bebê, a dona de casa Giovana da Silva, disse estar ansiosa pela cirurgia e certa de que dará tudo certo para a filha, que mesmo com tão pouco tempo de vida já é uma lutadora.
“Aqui, fui muito bem tratada. Só tenho a agradecer aos médicos e enfermeiros. Agora é só esperar pela cirurgia em Recife, mas já deu tudo certo”, disse.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a articulação e o comprometimento das equipes envolvidas na operação.
“Nossos profissionais atuaram com agilidade e sensibilidade, conseguindo a vaga no Procape e organizando toda a logística com o Salva Mais e o DEA. Essa é uma missão que seguimos com firmeza”, afirmou o gestor.