Maceió, AL

30°C
Clear sky

Bailarino faz campanha para viajar aos EUA e estudar em renomada escola de balé

Ele é natural de Palmares (PE), mas se autodeclara alagoano, de Maceió, onde morava no Jacintinho, antes de seguir para SP
Com bolsa de estudo garantida, desafio de João Paulo é voltar aos Estados Unidos e se aprimorar ainda mais (fotos: arquivo pessoal)

O bailarino João Paulo Timótio da Silva Souza, 18 anos, deu início a uma campanha nas redes sociais para arrecadar recursos a fim de custear a viagem aos Estados Unidos. É que ele ganhou uma bolsa para a Miami City Ballet School (MCBS), renomada escola de balé localizada em Miami Beach, Flórida, por um período de um ano.

João Paulo estima um custo de R$ 11 mil com passagem aérea, alimentação e serviços burocráticos. A viagem está prevista para o dia 20 de julho. Ele sabe que precisa correr contra o tempo, por isso postou um vídeo no Instagram, onde pede a colaboração de todos.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


“O prazo é curto, pois em julho ocorre o Summer – curso de férias e meu ano escolar começa em setembro de 2024”, observou João Paulo, em entrevista ao Alagoas Notícia Boa (ALNB).

Afiliada ao prestigiado Miami City Ballet, uma das principais companhias de balé dos Estados Unidos, a MCBS é conhecida por sua formação rigorosa e de alta qualidade em balé clássico.

O bailarino é natural de Palmares (PE), mas se autodeclara alagoano, de Maceió, onde morava no Jacintinho, antes de seguir para São Paulo (SP), em novembro do ano passado. Não é a primeira vez que ele promove uma vaquinha virtual para arrecadar fundos a fim de custear uma viagem aos EUA.

Em 2023, após participar do Festival de Arte e Criatividade (FAC), em Campina Grande (PB), ele foi agraciado com uma bolsa no Sanctuary of the art, organização dedicada ao desenvolvimento e promoção das artes, localizada em Coral Gables, Flórida.

“A bolsa foi concedida através da maestra Alice Arja. Assim que recebi a carta fiquei entusiasmado, conversei com minha maestra Selma Pimentel e observamos as possibilidades; nós nos movimentamos e abrimos uma campanha para arrecadar recursos para a viagem”, lembra.

“Ao chegar no Sanctuary recebi um leque de oportunidades. Participei de aulas com professores excelentes, juntamente com um refinamento no trabalho técnico e artístico! Através do Sanctuary, tive a oportunidade de fazer aula com os próprios alunos do último ano da escola, o que me possibilitou a bolsa de estudos”, recorda.


Novo desafio

Agora o desafio é voltar aos Estados Unidos e aprimorar-se ainda mais.

“Eu já sonhei em ir para os EUA, mas jamais imaginei que aconteceria tudo tão rápido! Chegar onde cheguei, significa que estou destinado a coisas maiores. Essa oportunidade, assim com as outras que vão surgir durante esse percurso, é muito importante na minha vida porque o profissional que estou me tornando é graças a uma série de outras pessoas que também acreditaram que era possível”, disse.

“Saiba que toda ajuda e patrocínio são bem-vindos. Não deixe esse sonho se tornar apenas um ponto final, pois é só o começo de mais um ponto de partida”, diz o bailarino, no vídeo postado no Instagram. Ele espera que a mensagem também chegue ao poder público e sensibilize os gestores.

“O intuito da campanha online, através do vídeo, foi gerado com a intenção de sensibilizar a sociedade e anunciar aos órgãos da Cultura de Alagoas o quão a arte vem salvando jovens. Só quem está em uma luta diária compreende a importância desse suporte financeiro. Eu não sou o primeiro bailarino e nem serei o último a ser lançado para as portas do mundo e no mercado da dança, pois cada dia que passa a arte vem conquistando seu lugar de direito. Então, por favor, ajudem os artistas!”, conclama, antes de deixar uma mensagem aos que, como ele, almejam voos mais altos.

“Saibam que a arte vai continuar se perpetuando pelo mundo e que vão continuar existindo muito mais jovens periféricos com sede de fazer os sonhos idealizados se tornarem reais, então, apoiem, incentivem e acreditem, porque da mesma forma que o meu sonho está se tornando realidade, o de vocês também é possível”.

Para colaborar com a campanha, basta fazer um PIX de qualquer valor para a chave: 82 99417 1359 ou por meio do QR Code NESTE LINK.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE