Uma parceria entre a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) e o Sesc vai possibilitar a arrecadação de alimentos não perecíveis durante a final do Campeonato Alagoano de Futebol. A partida, entre o alvinegro e o CRB, acontece na quarta-feira (13) no Estágio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. As doações serão encaminhadas ao programa Mesa Brasil que, por sua vez, fará o repasse às instituições cadastradas.
Em Alagoas, o Mesa Brasil Sesc atua desde 2003, atendendo, prioritariamente, pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional que são assistidas por mais de 300 instituições sociais. Além de repassar as doações, o programa promove ações de cunho educativo, como palestras e oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos.
O presidente executivo do ASA, Higor Rafaell, falou sobre a importância dessa colaboração.
“Sabemos da atuação do Mesa Brasil Sesc tanto no âmbito nacional quanto aqui em Alagoas e no município de Arapiraca. Quase 2% da população arapiraquense comparecem aos jogos do ASA em casa, nosso objetivo, então, é fazer com que essas pessoas que comparecem aos jogos contribuam com o projeto, fazendo com que o Mesa Brasil cresça na cidade”, disse o presidente.
Para a ação específica desta quarta-feira (13), as doações devem ser levadas diretamente ao estádio pelos torcedores, onde serão recolhidas pelo programa.
Bancos de alimentos
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos, criada com o objetivo de minimizar os impactos da fome e reduzir o desperdício. O programa funciona por meio de doações de parceiros e pessoas físicas, e é realizado da seguinte forma: ao chegar nos pontos de coleta, os alimentos são higienizados, armazenados adequadamente, embalados e separados para serem retirados pelas instituições cadastradas.
Para saber onde fazer sua doação é só clicar aqui. Ela pode ser feita em qualquer quantidade e deixadas pelos próprios doadores nas instalações do projeto.
Além de alimentos, o programa recebe materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, peças de vestuários, lençóis, roupas, embalagens descartáveis, brinquedos, utensílios domésticos, móveis e eletrodomésticos em boas condições de uso.