A estudante Luana Moisés, que estuda numa escola estadual em Arapiraca, voltou dos Estados Unidos (EUA) com uma certeza: “Hoje, tenho certeza do que quero seguir no meu futuro e dos passos que pretendo dar”.
Selecionada pelo programa Jovens Embaixadores, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, ela superou mil de concorrentes e conquistou uma das 46 vagas para o intercâmbio.
“Foi a melhor experiência e a melhor viagem da minha vida. Nada vai apagar tudo que vivi e as pessoas que conheci”, comentou, em entrevista a Ana Paula Lins, da Secretaria de Educação (Seduc).
Aprendizados e novas amizades
Aluna da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca, Luana conclui o ensino médio este ano. Da inesquecível viagem, trouxe muitos aprendizados e novos amigos e com nova visão de vida.
“Conheci pessoas incríveis e não falo apenas dos outros jovens embaixadores, mas também dos adultos que nos acompanharam. Foi difícil entrarmos em nossos aviões e nos despedirmos”, conta.
Durante estada nos EUA, ela passou pela capital, Washington, e pela cidade de Kalamazoo, no estado de Michigan, onde falou sobre Alagoas e sobre a sua vida na zona rural de Arapiraca.
Explicou Alagoas aos americanos
“Falei sobre as nossas praias e também sobre a agricultura, já que venho de um lugar com fortes ligações com o campo e minha família trabalha nesse ramo”, explicou.
Por fim, para quem pretende se candidatar à vaga de Jovem Embaixador em 2025, Luana recomenda “mente aberta para experiências diferentes da realidade brasileira”.
“No caso das comidas, gente pensa que vai estranhar, mas vale a pena experimentar. Foi muito bom me desconectar do celular e aproveitar o tempo para fazer amizades e conviver com os meus amigos”, destaca.