Maceió, AL

30°C
Clear sky

Aplicativo Salve Maria para proteção da mulher é lançado em Alagoas

Por meio do APP, a polícia pode ser acionada com “botão do pânico”; é possível ainda o envio de denúncias anônimas
Aplicativo conta com uma interface interativa, de fácil utilização, que permite à vítima acionar mecanismos de defesa em casos de violência contra a mulher (fotos: Ascom Semudh)

O aplicativo Salve Maria foi lançado em Alagoas na tarde de segunda-feira (28), durante solenidade no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, em Maceió. Trata-se de uma importante ferramenta para o enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Segundo a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), o aplicativo conta com uma interface interativa, de fácil utilização, que permite a vítima acionar os mecanismos de defesa em casos de violência contra a mulher.

PUBLICIDADE


Por meio deste serviço, a polícia pode ser acionada com a opção “botão do pânico”, além de também ser possível o envio de denúncias anônimas sobre agressões (físicas, morais ou psicológicas), com detalhamento de informações, fotos e vídeos.

Lançamento aconteceu no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, em Maceió

O aplicativo disponibiliza, ainda, informações sobre os órgãos e instituições que formam a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência em todo o Estado, caso a vítima queira ir pessoalmente buscar ajuda específica de acordo com sua situação.

Além disso, todas as denúncias, anônimas ou não, serão direcionadas para a equipe da Semudh para análise dos dados, tratamento das informações e posterior contato direto com a vítima, para orientações e direcionamentos à Rede, tanto na capital como no interior. Este, aliás, é um grande diferencial em comparação a outros mecanismos que realizam procedimentos similares.

A solenidade de lançamento contou a presença de representantes de instituições e movimentos que atuam no enfrentamento à violência doméstica e familiar e da Rede de Atendimento à Mulher em Alagoas.

O aplicativo foi lançado em Alagoas graças ao Acordo de Cooperação Técnica realizado entre o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/PI) e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI/PI), e a Semudh/AL. A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) também colaborou com a implantação da ferramenta.

“O APP já é um sucesso no Piauí e foi cedido ao nosso Estado por meio de um Termo de Cooperação Técnica, de forma gratuita. Ele já está disponível para download”, informou a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva.