Um grupo de pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desenvolveu o aplicativo SouTec, uma ferramenta que pretende estimular estudantes brasileiros a escolherem um curso técnico sob medida, de acordo com cada perfil de interesses. O programa é gratuito e já está disponível para download.
O SouTec funciona da seguinte forma: o estudante deve responder 72 questões que avaliam suas preferências relacionadas a atividades de trabalho. Não é necessário responder todas as perguntas de uma vez, pode parar quantas vezes quiser e continuar de onde parou. Quando terminar, terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é o perfil vocacional.
Na sequência, o aplicativo relaciona, automaticamente, esse resultado às características dos 215 cursos disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e recomenda as opções que atendem, de forma mais adequada, a cada perfil de interesses.
Desenvolvida pelo grupo de pesquisadores, sob a coordenação geral do docente do Instituto de Computação (IC), Alan Pedro, a ferramenta possibilita, ainda, personalizar as buscas usando critérios como a localização em que o curso é oferecido, de acordo com a distância de onde os estudantes moram. Também é possível favoritar as opções e as instituições prediletas.
O professor Alan Pedro destaca que, em relação às funcionalidades do programa, o foco é auxiliar com informações que ajudem, de forma objetiva, no momento da escolha.
“Do ponto de vista dos alunos que estão concluindo o ensino fundamental, numa estimativa de mais de 10 milhões de estudantes, pretendemos emponderar estes jovens nas escolhas de suas carreiras profissionais, uma vez que eles terão mais clareza dos seus próprios interesses e valores”, ressalta o pesquisador da Ufal.
Ele acrescenta que “alunos do ensino médio também poderão utilizar o aplicativo para definir melhor seus próprios itinerários formativos, de acordo com o novo ensino médio”.
Já para os profissionais que estão no mercado de trabalho e pensam em mudar de área de atuação, Pedro afirma que, por meio do SouTec, poderão “redefinir um planejamento na sua carreira profissional, descobrindo os cursos que melhor atendem seus interesses”.
E ressalta: “Além disso, o Ministério da Educação poderá acompanhar dados sobre necessidades regionais do ensino profissional e elaborar novas politicas públicas a partir destas informações”.
Mais sobre o SouTec
Com foco nos 11,9 milhões de alunos que estão nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), a solução tecnológica foi desenvolvida por um grupo de especialistas em computação aplicada à educação, vinculados ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Ufal.
A demanda surgiu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), que identificou a necessidade dos jovens brasileiros conhecerem os cursos profissionalizantes oferecidos pela rede federal de ensino. Além disso, a ferramenta pode ser utilizada por profissionais que desejam se reposicionar na carreira profissional, contribuindo para estimular a aprendizagem ao longo da vida.
O aplicativo já foi testado por 323 estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, em escolas de todas as regiões do Brasil. A proposta passará por uma nova bateria de testes em larga escala de 10 a 13 de maio.
O pré-lançamento da solução ocorrerá durante o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, a Bett Brasil, que será realizada no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
O lançamento oficial do SouTec será na sede do MEC, em Brasília, também no mês de maio. No início de abril, representantes das instituições envolvidas na elaboração do aplicativo se reuniram com o ministro da Educação, Victor Godoy, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Tomás Dias Sant’Ana, para ajustar as funcionalidades do aplicativo e o planejar o lançamento.
Avaliação
As 72 questões do aplicativo destinadas a avaliar os interesses profissionais dos usuários são fruto do trabalho do professor e pesquisador Mauro Magalhães, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em orientação ocupacional e desenvolvimento de carreiras, ele desenvolveu as questões para o aplicativo com base nos estudos do norte-americano John Lewis Holland.
Consolidada na área da psicologia, a teoria criada por Holland reúne evidências empíricas de sua validade ao longo de mais de 60 anos.
“Holland postulou que as pessoas e os ambientes de trabalho podem ser caracterizados de acordo com seis tipos vocacionais e ambientais, a saber: realista (R), investigativo (I), artístico (A), social (S), empreendedor (E) e convencional (C). Na verdade, cada indivíduo ou ambiente possui características de todos os seis tipos em maior ou menor grau”, sintetiza Magalhães.
O professor explica ainda que, de acordo com essa perspectiva, as pessoas buscam ambientes de trabalho ou profissões que permitam a expressão de seu perfil vocacional, e a congruência entre a pessoa e o ambiente influencia a estabilidade, a satisfação e a perseverança nas escolhas de carreira.
É a partir das respostas às 72 questões do teste que o aplicativo categoriza os interesses de cada pessoa. Na sequência, o sistema consegue, automaticamente, relacionar esses resultados às características dos cursos disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC).
Então, faz-se a recomendação das opções que poderão atender de forma mais adequada ao perfil de interesses de cada usuário.