Maceió, AL

30°C
Clear sky

Apicultores e meliponicultores de Alagoas anunciam fundação de cooperativa

Objetivo é proporcionar melhores condições de comercialização, quadruplicar produção de mel, própolis vermelha e derivados
Cooperativa busca promover práticas sustentáveis e ampliar o acesso a mercados interno e externo (foto: Freepik)

Apicultores e meliponicultores de Alagoas vão promover, neste sábado (14), a assembleia de fundação da Cooperativa Uniprópolis. De acordo com os seus idealizadores, a organização nasce com o objetivo de proporcionar melhores condições de comercialização, quadruplicar a produção de mel, própolis vermelha e derivados no estado, bem como promover práticas sustentáveis e ampliar o acesso a mercados interno e externo.

Presidente da Uniprópolis, Mário Agra destacou que a fundação da cooperativa desempenha um papel crucial no desenvolvimento sustentável para o setor da apicultura e meliponicultura alagoana, promovendo a eficiência produtiva, a inserção no mercado e a sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que vai fortalecer as comunidades locais e a economia rural.

PUBLICIDADE


“A fundação desta cooperativa representa um marco para a apicultura e meliponicultura do estado. Estamos unindo forças para melhorar nossa competitividade com o novo mercado e, ao mesmo tempo, promover práticas que respeitem o meio ambiente”, observou Mário Agra, presidente da Uniprópolis.

“Esse é o desejo da cooperativa, e a partir de então, entrar no processo de industrialização para que não seja só a venda da própolis vermelha bruta, – que é uma resina do famoso rabo de bugio, que a indústria transforma em extrato e outros produtos derivados -, mas também dar organicidade para parcerias com indústrias e empresas”, salientou.

Mário Agra ressaltou que atualmente existem casas de mel espalhadas em vários municípios alagoanos, e a ideia é firmar parcerias com outros estados, de forma coletiva, com larga escala de produção para ganhar outros mercados.

“Com o melhoramento das vendas em Alagoas, vem a possibilidade de organização para todo o território brasileiro, sobretudo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal”, observou.

Central de Produção

De acordo com Agra, uma fazenda em Japaratinga, Litoral Norte de Alagoas, foi cedida à Uniprópolis para centralizar a produção de própolis vermelha, além de um espaço em Portugal que facilitará a entrada do produto e a conquista do mercado europeu.

“Duas indústrias alagoanas já vem comercializando na Europa. Outro mercado que nos interessa bastante, já que a prática de consumo de própolis vermelha é costumeira, é a região asiática, então também vamos tentar levar uma parceria para China”, destacou.

Para marcar a fundação da cooperativa, será realizado um evento de lançamento neste sábado (14), às 9 horas, no Instituto Invar, Rodovia Dr. Ib Gatto Marinho Falcão, Massagueira, em Marechal Deodoro.

A assembleia de fundação contará com a presença de autoridades locais, representantes de instituições parceiras e membros da comunidade. Na ocasião, serão apresentados os objetivos e planos futuros da cooperativa.