Paloma Vilarins (6) joga xadrez há menos de um ano e já é dona de três medalhas ouro. Sagrou-se campeã no Festival Nacional da Juventude, em Natal (RN), e garantiu vaga no Pan-Americano de Xadrez, no Uruguai.
“Ela insistia para que a gente a ensinasse. A cada dia explicava o movimento de uma peça. Ela foi avançando e tomou gosto pelo esporte”, diz a mãe Ana Paula Vilarins, profissional de Educação Física em Arapiraca.
Aluna da creche municipal Boa Vista, Paola conhece o alfabeto e os números. Ainda não foi alfabetizada, mas domina a arte do xadrez. “Quando vimos que levava jeito, providenciamos aula particular de xadrez”, comentou Ana Paula.
Inscrita na primeira competição nacional, venceu nas categorias Blitz Sub 06, Rápido Sub 06 e Clássico Sub 06. “Estou super orgulhosa. A gente não esperava. Pegou a gente de surpresa”, completou a mãe.
Mais três medalhistas
Luyse Acioli, do Ifal Maceió, venceu nas categorias Blitz Sub 16 e Rápido Sub 16. Ela também conquistou o 3º lugar no Ritmo Clássico. Raíssa Moura, também do Ifal Maceió, conquistou o bronze na categoria Clássico.
Davi Albuquerque, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria de Lourdes Vieira, em Maceió, foi vice-campeão brasileiro na categoria Blitz sub-06. Ele ganhou dois bronzes, nas categorias Rápido e Clássico.
Eles garantiram vaga no Pan-Americano do Uruguai, de 25/06 a 02/07 de 2022. O Festival será aberto aos jogadores designados pelas Confederações Nacionais, nas categorias sub-8, a sub-18 anos, Absoluto e Feminino.
21 atletas representaram Alagoas na competição, sendo dez de escolas públicas e 11 de particulares. Quatro técnicos e 13 acompanhantes compuseram a delegação. Alagoas ficou na quarta colocação do torneio.
Para Jayme Miranda, presidente da Federação de Xadrez de Alagoas (Fexeal), o xadrez em Alagoas está bastante difundido, o que contribuiu para o bom desempenho na competição.
“Alagoas vem tendo bom desempenho na modalidade desde 2005”, explicou Jayme.