Maceió, AL

30°C
Clear sky

Alimentos da agricultura familiar para restaurantes da Ufal

Insumos para unidades em Maceió, Delmiro, Arapiraca e Viçosa são comprados diretamente dos produtores
Universitários em um dos restaurantes da Ufal, no interior de Alagoas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai retomar a compra de alimentos provenientes da agricultura familiar para abastecer seus restaurantes e fornecer alimentação adequada aos seus alunos.

Representantes das cooperativas de agricultura familiar de Alagoas e a gerência do Restaurante Universitário (RU) da Ufal em Maceió já se reuniram para ajustes da chamada pública 01/2023.

PUBLICIDADE


Milena Fernades, nutricionista do RU, apresentou aos produtores, em reunião na Reitoria, quais os itens, quantidades e preços sugeridos para esses produtos a serem fornecidos.

Aquisição direta desde 2018

A Ufal iniciou a compra direta de produtos da agricultura familiar em 2018, quando recebeu macaxeira in natura e congelada, inhame, abóbora, banana, farinha de mandioca, laticínios, folhagens, etc.

No final de 2019, foi feita uma outra chamada pública, mas os produtos não chegaram a ser entregues porque a pandemia de Covid-19 obrigou a suspensão das aulas no início de 2020.

A retomada das aquisições tem por objetivo fornecer alimentação saudável para os comensais do RU e fortalecer a economia local, comprando de pequenos e médios agricultores.

Avaliação de fornecedores

“É fundamental escutar os produtores antes de publicar a chamada porque podemos apresentar detalhes sobre os nossos produtos”, afirmou Izabela Santos, da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).

“Ter um cliente como a Ufal é uma ótima oportunidade. Apresentamos nosso potencial para responder às demandas com qualidade e eficiência”, garantiu Aldo Viturino, Cooperativa Agrícola de Alagoas (Coopal).

No próximo dia 29, haverá reunião com produtores em Arapiraca. No dia 30, em Delmiro Gouveia e, depois, em Viçosa, em data a ser divulgada pela Ufal.