Maceió, AL

30°C
Clear sky

ALI Rural tem 23 vagas para agentes de inovação com bolsas de R$ 5 mil

Programa do Sebrae visa fortalecer pequenos negócios rurais com foco na inovação e estímulo à pesquisa; confira edital!
Analista do Sebrae Alagoas, Jacqueliny Martins explica que os novos agentes vão atender mais de 300 produtores (foto: Agência Sebrae)

O Programa ALI Rural está com seleção aberta para contratação de novos agentes locais de inovação, que vão atuar no atendimento aos produtores rurais assistidos pelo Sebrae Alagoas. São 23 vagas para preenchimento imediato, sendo duas para orientador e 21 para agente.

A bolsa mensal é de R$ 5 mil e as inscrições podem ser feitas até o dia 04 de maio, clicando aqui. O edital prevê, ainda, vagas reservas: 63 para agente e seis para orientador.

PUBLICIDADE


De acordo com o Sebrae, o ALI Rural visa fortalecer os pequenos negócios rurais por meio de ações de promoção do chamado “extensionismo tecnológico”, estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento de processos inovadores.

O foco é também no aperfeiçoamento da atuação do Sebrae no ecossistema de inovação e desenvolvimento de pequenos negócios rurais dos sistemas produtivos nacionais.

“É uma oportunidade única para quem quer trabalhar com inovação e ajudar no desenvolvimento das micro e pequenas empresas rurais em Alagoas. A previsão é que possamos atender 315 produtores rurais em diversas cadeias produtivas do estado”, afirma Jacqueliny Martins, analista do Sebrae Alagoas.

“Os agentes são bolsistas selecionados através de edital e desempenham um papel fundamental ao trabalhar diretamente com os empreendedores, oferecendo suporte e orientação para que eles possam melhorar seus processos, produtos, serviços e estratégias por meio da inovação”, completa.

Critérios

Para concorrer a uma bolsa, o candidato deve ter formação acadêmica, em nível de graduação, em um dos seguintes cursos: engenharia agronômica, engenharia florestal, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, engenharia agrícola, medicina veterinária, zootecnia, gestão do agronegócio, tecnólogo em agronegócio, tecnólogo em alimentos ou áreas afins das Ciências Agrárias ou dos alimentos, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Também deve ter experiência como profissional de nível superior de, no mínimo, seis meses em atividades realizadas em propriedade rural.

Jacqueliny Martins explica que, ao longo da Jornada da Inovação do Programa ALI Rural, são desenvolvidos 10 encontros presenciais, sendo oito individuais e dois coletivos, com o uso de ferramentas de modelagem e de desenvolvimento para a inovação em negócios rurais.

“As reuniões abordam diversos temas e propostas para que o participante possa traçar planos de melhorias, identificar possíveis problemas na produção, inovar em práticas sustentáveis, ter acesso a mercados e trabalhar em rede. O programa atua em cinco dimensões: novos produtos, controles gerenciais, marketing e vendas, melhoria do processo produtivo e redução de custos.

O Sebrae destaca que, graças ao trabalho que é desenvolvido pelos agentes locais de inovação, os produtores rurais e empresas atendidos pelo ALI Rural tiveram um aumento de 18% no faturamento, em média, durante o ano passado.

Atendimento

No total, 315 negócios foram atendidos durante o primeiro ciclo do programa no estado, de março a novembro de 2023, em 52 municípios. Um total de 306 empresas conseguiram implementar ações de inovação através das consultorias promovidas pelo Sebrae Alagoas.

As principais dificuldades dos empreendedores rurais relatadas durante os atendimentos são a falta de controles gerenciais e financeiros, o desenvolvimento de boas práticas agrícolas, acesso a ferramentas digitais, consultorias tecnológicas e comunicação visual, para ajudar no escoamento da produção.

“Grande parte do nosso público é composto por agricultores familiares que atuam nas cadeias produtivas da horticultura, fruticultura, bovino de corte, bovino de leite, apicultura, ovinos e caprinos, entre outros. O grande foco do ALI Rural, portanto, é a utilização das ferramentas de inovação nos pequenos negócios do agro, a fim de trabalhar as dificuldades e apontar soluções”, diz Jacqueliny Martins.

Com Agência Sebrae Alagoas