Alagoas teve participação recorde na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) com 46.176 estudantes de 370 escolas públicas e privadas inscritas.
Pela rede estadual, 6.288 estudantes de 80 escolas participaram das competições. Foram 3.527 alunos e 72 escolas a mais, um aumento de 8,2% no quantitativo de alunos e de 24,1% no número de escolas.
Quando levamos em consideração apenas a rede estadual, o crescimento de 2023 para 2024 é ainda maior que a média do estado de Alagoas: foram 605 alunos a mais de um ano para outro e um aumento de 29 escolas.
As escolas estaduais se preparam para a prova teórica da OBA e para o lançamento de foguetes da MOBFOG. Uma delas foi a Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão, de Maceió.
Sob a orientação dos professores Urandy Carlos e Leônade Daviliano, um grupo promoveu o lançamento de foguetes próximo ao radar meteorológico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
“Fizemos intercâmbio com outras escolas e tivemos todo o apoio da equipe gestora”, conta Urandy. “A Mostra de Foguetes faz com que o aluno aprenda de forma divertida”, complementa Leônade.