Maceió, AL

30°C
Clear sky

AL pretende alfabetizar 80 mil crianças de até 7 anos, em 2024

Para atingir objetivo, Secretaria Estadual de Educação firmou parceria com Governo Federal e Prefeituras
Programa prevê alfabetização de mais de 80 mil crianças, em 2024

Depois da melhoria de 89% nos índices de leitura de 35.394 estudantes, em 2023, a Secretaria de Educação de Alagoas avisa que mais de 80 mil crianças de até sete anos devem ser alfabetizadas este ano.

Para cumprir a meta, Governo de Alagoas, Governo Federal e diversos municípios alagoanos estão unidos em torno do Programa Criança Alfabetizada, lançado nesta quarta-feira, em Maceió.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O projeto integra o Programa Escola 10, que visa a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Ele funciona em colaboração entre o Estado e municípios alagoanos.

Esta parceria abrange formações de professores/gestores, oferta de material didático complementar e pagamento de bolsas para articuladores de ensino nas redes municipais.

“O regime de colaboração entre Estado e municípios tem rendido ótimos resultados para a educação de Alagoas”, disse a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

A secretária de Educação do município sertanejo de Maravilha, Adriana Paulino, destacou a importância do regime de colaboração entre Estado e municípios.

“Essa parceria permitiu que Alagoas saísse de resultados negativos e alcançasse os patamares nos quais estamos hoje. Estaremos juntos para mudar a Educação de Alagoas”, afirmou.

Gestão, formação e mobilização

A partir deste ano, o Criança Alfabetizada contará também com o apoio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).

A rede está ligada ao Ministério da Educação (MEC), que destina bolsas de formação a representantes das secretarias estaduais de Educação e dirigentes municipais de Educação.

O coordenador do Criança Alfabetizada, Daniel Marinho, garantiu que as ações da rede não vão se sobrepor ao programa estadual, mas complementá-lo.

“Enquanto programa estadual, temos como foco a alfabetização na idade certa. Na Renalfa, teremos ações voltadas para recomposição de aprendizagem com os alunos de 3°, 4° e 5° anos”, adiantou.

Ele também enumerou os avanços alcançados pelo Programa Criança Alfabetizada. “Em 2023, registramos melhoria de 89% nos índices de leitura e participação de 35.394 estudantes”, disse.

“Para este ano, já entregamos 84 mil kits de livros que ajudarão na leitura e escrita de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental”, completou.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE