Alagoas participa, de 13 a 19 de maio, da 22ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Equipamentos no estado vão oferecer uma variedade de atividades culturais ao público.
Com o tema “Museu, educação e pesquisa” proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), mais de 1000 instituições em todo o Brasil vão participar da iniciativa, que celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
Em Alagoas, a programação envolverá equipamentos de oito municípios: Coruripe, Junqueiro, Maceió, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e União dos Palmares.
Confira a programação dos municípios participantes aqui.
Os eventos planejados incluem visitas técnicas, oficinas, apresentações culturais e muito mais, proporcionando aos alagoanos uma oportunidade de se envolverem com o patrimônio cultural do estado.
O Memorial Pontes de Miranda da Justiça do Trabalho é um dos museus do Estado que fará parte da ação. O coordenador do memorial, Oswaldo Zaidan Filho, enfatiza que essa participação não só amplia o interesse nos museus de Alagoas, mas também ressalta a importância de preservar e promover a herança cultural de Alagoas.
“É de suma importância que a gente participe não só da Semana Nacional de Museus, mas de todos os eventos realizados pelo Ibram. É uma forma de levar os nossos museus aos quatro cantos do país. Então é com grande satisfação e com a grande honra que o Memorial Pontes de Miranda participa este ano da vigésima segunda semana nacional de museus. Os turistas que vêm a Maceió e o próprio povo alagoano também se sentem instigados em conhecer o nosso museu”, disse Oswaldo.
Interesse
De acordo com dados fornecidos pelo Ministério do Turismo, os interesses nos equipamentos presentes nas ações chegam a aumentar 103% em relação às semanas que antecedem o evento. Fato comemorado pela coordenadora dos Sistema Alagoano de Museus, Mira Dantas.
“Isso evidencia o papel que o Sistema Alagoano de Museus desempenha na preservação das memórias culturais no Estado. Ao longo do ano, temos trabalhado incansavelmente para que os equipamentos museais ofereçam experiências enriquecedoras tanto para a população local quanto para os turistas”, disse.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a participação dos museus alagoanos na 22ª Semana Nacional de Museus é um marco importante para a valorização e divulgação do nosso patrimônio cultural.
“Este evento anual fortalece o papel dessas instituições como espaços de educação e pesquisa. Estou entusiasmada em ver a diversidade de atividades culturais planejadas em diversas localidades do estado, proporcionando aos visitantes uma imersão em nossa história e tradições”, destacou a gestora.