O Governo de Alagoas já investiu, desde 2022, mais de R$ 1,5 bilhão em obras de pavimentação asfáltica e em paralelepípedos (rodoviária e urbana), totalizando cerca de mil quilômetros.
Como artérias, as rodovias em bom estado fazem as mercadorias fluir com eficiência, irrigando a economia a partir de Arapiraca que, geograficamente, fica no coração do estado.
As obras facilitam a movimentação de turistas nos litorais Norte e Sul, e rasgam o Sertão em direção a Delmiro Gouveia, que, em breve, contará com vias duplicadas até Maceió.
Ademir destaca qualidade
Do alto da cabine do caminhão, Ademir Santos (43) destaca a qualidade da malha rodoviária, entre o Agreste e o Sertão. Na quinta (9), ele estacionou o caminhão para descarregar as mercadorias e anotar novos pedidos.
Sobre a qualidade das vias por onde trafega, afirmou. “São boas! A que a gente está rodando agora, duplicada, está ficando maravilhosa. A gente consegue andar melhor, sem obstáculos”, avaliou.
Perto dali, Paulo Romuel, encarregado-geral das obras de duplicação dos lotes 2 e 3 da AL-220, acompanhava os trabalhos de terraplanagem. Uma retroescavadeira abria caminho em direção a Monteirópolis.
Operários em ação
São mais de 70 operários trabalhando nos dois trechos. Quando chegar a Delmiro Gouveia, a AL-220 contará com 247 km de vias duplicadas, a partir da Barra de São Miguel.
“No lote 2, de Batalha até Monteirópolis, a prioridade é a terraplanagem, neste momento. A meta é chegar até Olho D’Água das Flores. Acredito que, na próxima semana, a gente já chegue a Monteirópolis”, revela Romuel.
Eduardo Rodrigues (53) é motorista do transporte complementar de passageiros entre Olho D’Água das Flores e Delmiro Gouveia. Ele fala da expectativa para que a duplicação chegue até o Alto Sertão.
“A duplicação é boa pra tudo: a manutenção fica mais em conta, o passageiro tem mais conforto, a gente não se estressa tanto passando marcha, livrando de buraco; é menos acidente”, avalia.
500 km restaurados
O Governo de Alagoas já restaurou quase 500 km em todo o estado, por meio dos programas Pró-Estrada e Alagoas de Ponta a Ponta, executados pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).
Segundo a pasta, só o Alagoas de Ponta a Ponta beneficiou 10 municípios, entre 2023 e 2024, com a pavimentação asfáltica de mais de 50 km, ligando as zonas rurais aos centros urbanos.