A Expedição Voz dos Oceanos, liderada pela Família Schurmann, esteve em Alagoas entre os dias 16 e 21 de junho. Com passagens por Maceió, Maragogi e Porto de Pedras, o grupo segue viagem, percorrendo cerca de 20 cidades costeiras do Brasil.
A missão, por terra e mar, é conscientizar a sociedade sobre a invasão e poluição dos resíduos – incluindo plásticos e microplásticos – no oceano, mobilizando pessoas, empresas e governos para a mudança de hábitos.
Em Alagoas, a iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
“Finalizamos nossa estadia aqui em Alagoas. Tivemos dias incríveis, tanto em Maceió como em Maragogi e Porto de Pedras, onde as meninas puderam acompanhar o manejo dos peixes-boi. E tudo foi muito mais tranquilo com o apoio da Setur, então a gente gostaria de agradecer muito o apoio de vocês; esperamos que continuem acompanhando o resto da expedição”, disse uma das expedicionárias.
Tripulação feminina
Com uma tripulação exclusivamente feminina, a expedição percorrerá por 70 dias cerca de 20 cidades da costa brasileira. Em pouco mais de dois anos, a iniciativa testemunhou a presença de plástico e microplástico em cerca de 100 destinos de mais de 10 países das Américas Sul, Central e Norte e da Oceania.
Mas também encontrou, em todos esses locais, centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos.
“O Governo de Alagoas apoia essa ação tão significativa para a ciência, a educação, sustentabilidade e a inovação. Estamos juntos em defesa da transformação do nosso planeta!”, destacou a Setur, em suas redes sociais.
Em Maragogi, a Voz dos Oceanos apoia a realização periódica do mutirão de limpeza das praias, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Pousada Camurim Grande. A iniciativa foi lançada em fevereiro do ano passado com a presença da velejadora e pesquisadora Heloisa Schurmann.