Maceió, AL

30°C
Clear sky

AL conquista mais 2 vagas para etapa nacional do Torneio de Robótica FLL

No total, serão cinco equipes e 32 alunos da Rede Sesi de Alagoas na disputa em São Paulo, que ocorrerá de 27 a 29 de maio
Etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) foi realizada nesse fim de semana, em Paulista-PE (foto: divulgação)

Alunos da Rede Sesi de Alagoas conquistaram três prêmios na etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), realizada nesse fim de semana, em Paulista-PE. Eles garantiram mais duas vagas para o torneio nacional, que ocorrerá de 27 a 29 de maio, na Bienal de São Paulo (SP).

Entre os 27 times dos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, o destaque foi para a equipe Sesi Cambtec, da Escola Sesi Cambona, com dois ouros – um na categoria Champions Award e outro no Desafio do Robô. A Sesi Senai Robomac, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, ficou em terceiro na modalidade Champions Award, garantindo outra vaga para Alagoas no nacional.

PUBLICIDADE


Com isso, serão cinco equipes e 32 alunos da Rede Sesi de Alagoas na disputa em São Paulo.

Na Categoria First Lego League, além da Cambtec e Robomac, estará presente a Sesi Senai Roboben, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, 1º lugar na categoria Champions Award do regional da Bahia.

Na modalidade First Tech Challenge (FTC), estão confirmadas as equipes FTCamb (Cambona) e FTBen (Benedito Bentes).

Logo após o anúncio do resultado, a aluna Kawane Bruna, da Robomac, não conseguia disfarçar a emoção.

“Foram dois dias de competições, dois dias inesquecíveis na minha vida”, disse. A colega Maria Clara também descreve a experiência como emocionante. “Desde ontem (2), a energia não para e, com certeza, é uma experiência que a gente vai levar para o resto das nossas vidas. Esperamos uma experiência melhor ainda na nacional”, declarou.

Projetos

Nesta temporada da FLL, o tema é “Cargo Connect”, em que as equipes precisam desenvolver uma solução para melhorar a logística no transporte, armazenamento e entrega de cargas. Além do projeto de pesquisa, as equipes são desafiadas a construir e programar robôs que atuem de forma autônoma.

A Cambtec desenvolveu a “Cambox”, uma caixa inovadora para o transporte de produtos folhosos, como alface, por exemplo. O objetivo é melhorar o acondicionamento, de forma e evitar que as folhas dos vegetais sejam machucadas, além de aperfeiçoar a ventilação no transporte destes alimentos.

A Robomac apresentou o projeto “Termo Mac”, um dispositivo que permite o monitoramento da temperatura do baú de caminhões refrigerados a partir da própria cabine do veículo. A ideia já foi apresentada a uma indústria de sorvetes em Maceió, que estuda firmar parceria com a equipe, inclusive, levando a tecnologia para a sua linha de produção.