Maceió, AL

30°C
Clear sky

Alagoas conquista 2º lugar no Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros

Com participação de empresas e secretarias, Estado teve vencedores nos eixos Ambiental, Social e Governança
Objetivo do concurso é valorizar e incentivar as práticas sustentáveis no turismo brasileiro (foto: Lucas Meneses)

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) conquistou o 2º lugar no Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, comandado pelo EmbraturLAB – laboratório de inovação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

O certamente contou com a participação de diversas empresas e secretarias de turismo, e tem como objetivo valorizar e incentivar as práticas sustentáveis no turismo brasileiro, promovendo a replicação dessas ações no mercado e na promoção internacional do país.

PUBLICIDADE


A iniciativa contribui ainda para fomentar a sinergia entre os destinos turísticos e as empresas, incentivando uma maior colaboração entre os setores público e privado para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. Participaram 19 estados e mais de 200 iniciativas.

ESG, que em inglês significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), refere-se ao esforço de uma empresa em adotar práticas que reduzam seus impactos ambientais, promovam uma sociedade mais justa e responsável, e garantam processos administrativos eficientes e éticos.

Os vencedores do prêmio vão receber benefícios institucionais e empresariais, como: consultoria da Embratur para desenvolver estratégias ESG, participação em campanhas de marketing e a criação de um Comitê ESG.

“Pensamos sempre em abordagens que valorizem e fomentem práticas sustentáveis e, de certa forma, também podemos influenciar turistas que chegam de destinos nacionais e internacionais a adotarem durante sua estadia”, celebrou a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga.

Vencedores

Alagoas teve vencedores nos Eixo Ambiental: Nosso Mangue, Grupo Amarante, Usina Santo Antônio, Associação Peixe-Boi, Eco Pousada Paraíso dos Coqueirais, Anttunina Pousada e Spa.

No Eixo Social, os vencedores foram Anttunina Pousada e Spa, Muquém, Pousada Barra Velha, Rota Indígena, Reserva Palateia e Ilha do Ferro.

Já no Eixo Governança, Rota da Cachaça, Associação Peixe-Boi, Oceano Mar Turismo, Grupo Amarante e Praia do Patacho (Porto de Pedras) foram os vencedores.

Costa dos Corais

O Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB) também comemorou o resultado com quatro associados premiados: Pousada Antunnina, Eco Pousada Paraíso dos Coqueirais, Pousada Barra Velha e Grupo Amarante.

Para a presidente executiva do CCC&VB, Ana Maria Carvalho, o prêmio inédito para o Destino Costa dos Corais ressalta a importância do ESG no Setor do Turismo.

“Alinhar-se às boas práticas ESG não só é melhorar a imagem do Destino e dos empreendimentos, mas também fortalecer a relação com os visitantes, atraindo turistas que valorizam a sustentabilidade”, afirmou Ana, parabenizando o governador Paulo Dantas, a secretária Bárbara Braga, toda a equipe da Setur e os associados.

“Obter a segunda colocação como melhor estado brasileiro com experiências em práticas ESG é um reconhecimento incrível e isso se deve à parceria público-privada. Podemos reconhecer e destacar essas experiências na Costa dos Corais, onde foram inscritas nove experiências, das 18 no Estado de Alagoas, destacando: seis experiências realizadas por empreendimentos privados, um do terceiro setor e um do setor público, mostrando a importância do envolvimento de todos os atores na melhoria dos destinos turísticos”, pontuou a assessora de promoção turística e sustentabilidade do CCC&VB, Roberta Carvalho.

Ela lembrou que o Costa dos Corais Convention contribuiu com a Setur, fazendo o levantamento de várias ações de ESG, destacando as práticas realizadas por seus associados e os destinos do Litoral Norte.

Confira a lista nacional de vencedores:

  • 1º Lugar: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur.
  • 2º Lugar: Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas.
  • 3º Lugar: Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro e Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (MS).