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Alagoano tem apoio do Google para aplicativo que corrije redações

Rafael Ferreira, ex-aluno da Ufal, está entre 95 pesquisadores de todo o mundo com projetos basedos em inteligência artificial
Rafael Ferreira, pesquisador alagoano com projeto financiado pelo Google

O alagoano Rafael Ferreira Melo, egresso da Ufal, é o único pesquisador brasileiro com apoio do Google  para impulsionar ferramenta de inteligência artificial que corrije redaçãoes para a educação básica.

O projeto piloto do APA (Acompanhamento Personalizado de Aprendizagem) foi aplicado em 8 mil escolas públicas de ensino fundamental do Brasil, incluindo Arapiraca e Girau do Ponciano, em Alagoas.

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O sistema tem duas versões: uma para turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e outra do 6º ao 9º ano. Os pesquisadores estão desenvolvendo uma terceira versão para o ensino médio.

Rafael e mais dois da América Latina

Além de Rafael, que é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), outros dois pesquisadores da América Latina também terão financiamento do Google.

Em todo o mundo, foram selecionados 95 pesquisadores, a maioria de universidades dos Estados Unidos e da Europa, pelo programa Google Academic Research Awards 2024.

O título em inglês da pesquisa dele é Using LLM and AIED Unplugged to Support the Teaching at the Right Level Program in Brazil (Usando LLM e AIED Unplugged para ensinar no nível certo no Brasil).

Educação equitativa e acessível

O estudo desenvolvido pelo professor Rafael  Ferreira  foi selecionado na categoria de pesquisas que focam IA (Inteligência Artificial) para tornar a educação equitativa, acessível e eficaz.

“Com o financiamento, vamos avançar na pesquisa para aproveitar modelos de linguagem mais recentes para aprimorar a ferramenta que desenvolvemos no NEES de correção de redações, a APA”, explica

A ideia é agora usar modelos mais atuais de IA generativa como o Gemini, do Google, para melhorar o algoritmo de correção dos textos, explica o pesquisador alagoano.
Acompanhamento Personalizado de Aprendizagem

O projeto desenvolvido é o Acompanhamento Personalizado de Aprendizagem (APA), aplicativo que usa inteligência artificial para aprimorar as habilidades de escrita de estudantes do ensino fundamental.

Textos manuscritos dos alunos são digitalizados e avaliados individualmente. Os professores recebem feedback personalizado. A partir das avaliações, os docentes programam intervenções para recuperação da aprendizagem.

O uso do aplicativo não depende de acesso estável à internet nem exige habilidades digitais significativas, permitindo que estudantes e professores de lugares remotos sejam favorecidos pela tecnologia.