Maceió, AL

30°C
Clear sky

Aluna vence concurso de redação e vai disputar corrida na Bélgica

Ana Clara é estudante do Campus Piranhas, no Sertão, e vai participar do She Runs - Active Girls Leads, em Bruxelas
Ana Clara é aluna do 2º ano e escreveu sua redação com base na importância do atletismo para sua formação educacional e pessoal (fotos: assessoria)

A estudante-atleta, Ana Clara Virgolino, 17 anos, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Piranhas, vai representar Alagoas no “She Runs – Active Girls Leads”, corrida de Rua em Bruxelas, na Bélgica, com 4 quilômetros de percurso. A escolha foi feita através de uma redação com o tema: “A presença feminina no esporte e a transformação social”.

O evento, exclusivo para alunas-atletas de 17 anos, é promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) que, em Alagoas, é representada pela Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC).

PUBLICIDADE


Uma representante de cada estado do Brasil, devidamente matriculada em escola da rede pública de ensino, foi selecionada. Em Alagoas, Ana Clara foi a escolhida.

Ela é aluna do 2º ano e escreveu sua redação com base na importância do atletismo para sua formação educacional e pessoal. A banca avaliadora foi formada por professores selecionados pela FAEC e Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Ana joga futebol de campo e futsal, e também se dedica às corridas. Para ela, será um momento único e uma oportunidade de viver novas experiências.

“Eu nunca nem viajei de avião, não faço a mínima ideia de como seja. Na verdade não sei o que estou sentindo, não caiu a ficha ainda. Não acredito que vou para a Europa, nunca imaginei que teria uma oportunidade tão grande assim”, comemora.

A FAEC, através da CBDE, disponibilizará os benefícios das passagens, alimentação, hospedagem e transporte para os locais de competição.

Ana conta que os pais ficaram receosos quando souberam da notícia. O presidente da FAEC, Irã Cândido, se reuniu com eles para explicar os detalhes tirar todas as dúvidas. “Eles agora estão me apoiando”, disse a estudante.

“É um momento importante para a história do esporte no Brasil, pois já é possível se observar uma valorização do Desporto Escolar. Especificamente para esse evento, objetivar o empoderamento feminino demonstra que as funções sociais do esporte estão efetivadas”, destacou o presidente.

She Runs – Active Girls Leads

Entre os dias 12 e 17 de setembro, a Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) realiza, pela primeira vez, uma competição exclusivamente voltada para as mulheres.

O She Runs é uma corrida internacional única que promove o bem-estar e liderança feminina através do esporte escolar, promovendo a igualdade de gênero ao mesmo tempo que cria e desenvolve uma rede de jovens mulheres líderes no segmento em todo o mundo.

A delegação brasileira será formada apenas por estudantes-atletas mulheres que carimbaram o passaporte através das seletivas realizadas pelas federações escolares em seus estados.

Entre os seus pilares estratégicos, a equidade de gênero tem feito a diferença nas competições que a CBDE realiza no Brasil ou participa em todo o mundo.

Com a certeza de que será um inesquecível intercâmbio cultural, o evento contará com a participação de diversos países de todos os continentes que junto do Brasil prometem realizar uma linda festa em Bruxelas.