Alagoas registrou em 2023 uma redução de 50% no número de Mortes Violentas Intencionais (MVI), em comparação a 2012. Foi a segunda maior queda em toda a série histórica, iniciada há 12 anos.
Os números foram apresentados, nessa quinta-feira (18), pelo secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva. Ele também expôs os dados comparativos de 2022 e 2023, com destaque para a redução de 39% nos casos de feminicídio, de 99% nos assaltos aos ônibus de Maceió e com a prisão de 964 foragidos da Justiça.
Os números foram reunidos pelo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública – que recentemente receberam o reconhecimento nacional como os mais transparentes do país.
O governador Paulo Dantas, que está cumprindo agenda em São Paulo, utilizou as redes sociais para avaliar os dados da segurança pública.
“Estamos no caminho certo para reduzir violência, e 2024 vai ser ainda melhor! Com mais investimentos e equipamentos como CISPs, valorização das nossas polícias, da educação e com programas que melhoram a vida dos alagoanos seguiremos transformando nosso estado”, comentou o governador.
Segundo o Fórum Brasileiro da Segurança Pública, os dados registrados em Alagoas apresentam estabilidade desde 2019.
“Alagoas é um dos estados que mais investem em segurança pública. Além das entregas que realizamos ao longo de 2023, temos outras em andamento que vão melhorar e ampliar a atuação dos agentes de segurança. Somente nesta semana entregamos um CISP do tipo 3, onde foram investidos mais de R$ 17 milhões em estrutura e equipamentos. Além disso, realizamos concursos, convocamos aprovados, aumentamos o efetivo, adquirimos novos equipamentos e o resultado final é isto que estamos vendo na apresentação”, destacou Saraiva.
Comparativo
Em comparação com 2022, foi registrada uma redução de 1% no número de Mortes Violentas Intencionais (MVI). O secretário executivo da SSP, delegado José Carlos, destacou que o mês de agosto de 2023 foi o melhor de toda a série histórica, com 58 MVI’s registrados.
Em comparação com o ano anterior, a redução foi de 16%. Outro comparativo apresentado foi a redução nos dados registrados no primeiro e segundo semestre, com uma redução de 6% na segunda metade do ano passado.
Na cidade de Arapiraca, foram registrados 94 MVIs, uma redução de 36,48% desde o início de toda a série histórica.