Quando o assunto é o tempo de espera por consulta cardiológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Alagoas ocupa a terceira posição no Brasil. No Nordeste, está em segundo lugar, depois de Sergipe.
Sergipe tem tempo médio de nove dias para consultas cardiológicas. Em relação ao ranking nacional, Alagoas fica atrás do Rio Grande do Sul, que figura em primeiro lugar com 4,2 dias de espera.
Em Alagoas, o tempo médio para ser atendimento em consulta cardiológica é de 13,3 dias, segundo o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), plataforma que gerencia o acesso à saúde no Brasil.
Políticas públicas
Os números obtidos pelo Governo do Estado – e divulgados por O Globo – são resultado de políticas públicas desenvolvidas por meio do Programa Bate Coração, e também por mutirões para zerar filas no SUS.
Para o governador Paulo Dantas, os números resultam de investimentos na área da saúde, que tem gerado avanços significativos. “Investimos na ampliação da infraestrutura hospitalar”, disse.
“Alagoas continua dando uma resposta positiva quando o assunto é saúde. Mais uma vez, o estado é destaque no cenário nacional”, explica o secretário de Saúde Gustavo Pontes.