O Governo de Alagoas enviou ao Rio Grande do Sul dois agentes da Defesa Civil e oito membros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Grupamento de Operações Aéreas.
Eles embarcaram neste domingo, no Aeroporto Zumbi dos Palmares, rumo a Brasília (BDB), levando materiais e equipamentos essenciais para operações de resgate.
Na capital federal, embarcam em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Rio Grande do Sul. O objetivo é prestar assistência às vítimas das enchentes.
“Estamos enviando quatro médicos e quatro enfermeiros que compõem o grupamento de operações aéreas do Estado de Alagoas”, informou tenente coronel e enfermeira Elaine Monteiro.
“Eles vão compor a Força Nacional do Sistema Único de Saúde [FN-SUS], coordenada pelo médico Leonardo Gomes, que está à frente destas operações”, completou.
Neste primeiro momento, por parte da Defesa Civil, viajaram o secretário executivo, tenente-coronel Rômulo Guedes, e o sargento Moreira, um dos engenheiros do setor de desastres tecnológicos.
Mais agentes
Até a próxima quinta-feira (16), o Governo de Alagoas deve enviar mais dois agentes da Defesa Civil Estadual para auxiliar nos serviços no estado gaúcho.
Os agentes da Defesa Civil de Alagoas vão auxiliar as autoridades gaúchas na gestão da crise. Os profissionais são especializados na avaliação de cenários de desastres naturais.
“Vamos auxiliar diretamente nos processos de restabelecimento, ajuda humanitária e reconstrução”, pontuou o tenente-coronel Rômulo Guedes.