Alagoas é o estado com o menor índice de desnutrição infantil do Nordeste e o 9º em âmbito nacional. Os dados são do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgados esta semana, baseados em informações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde (MS), que monitora as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam.
A desnutrição infantil é uma condição que ocorre quando a criança não recebe os nutrientes necessários para seu pleno desenvolvimento, seja por alimentação inadequada ou problemas de saúde. De acordo com o Sisvan, crianças de 0 a 5 anos são classificadas com “magreza acentuada” quando apresentam um percentual menor que 0,1 no índice de massa corporal (IMC) para a idade.
Em Alagoas, apenas 1,95% das crianças se enquadram nesse quadro. Para o Governo do Estado, o resultado reflete os esforços contínuos desenvolvidos pelas políticas públicas implementadas pela gestão estadual, que priorizam a Primeira Infância e a Segurança Alimentar.
Alagoas se tornou o estado que mais construiu creches no país e o primeiro a criar uma Secretaria de Estado da Primeira Infância. O programa Cria, um dos pilares dessa transformação, é responsável pela construção de creches e pela distribuição do Cartão Cria, que beneficia mais de 122 mil famílias com repasses mensais de R$ 150.
“Nas creches, as crianças de 0 a 5 anos recebem até cinco refeições diárias, elaboradas por nutricionistas, para garantir uma alimentação balanceada. Já o Cartão Cria auxilia as famílias nas despesas com alimentos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida”, explicou o governador Paulo Dantas.
Atualmente, 73 creches do programa Cria estão em funcionamento, das 200 previstas, atendendo cerca de 14.400 crianças com pelo menos duas refeições diárias por turno. Nas unidades de período integral, são oferecidas cinco refeições.
“Contamos com nutricionistas e estagiários de Nutrição para acompanhar a alimentação das crianças. O cardápio é cíclico, com trocas bimestrais, garantindo diversidade nutricional e exposição a diferentes preparações”, destacou a nutricionista da Secretaria de Estado da Educação, Raquel Vasconcelos.
Alagoas sem Fome
Em dezembro de 2023, o Governo do Estado lançou o programa Alagoas Sem Fome, com o objetivo de combater a fome e garantir segurança nutricional para pessoas em vulnerabilidade social. A iniciativa já arrecadou 66,8 toneladas de alimentos não perecíveis e doou 51,6 toneladas a 53 instituições cadastradas no programa Nota Fiscal Cidadã.
“A união entre as secretarias estaduais e a iniciativa privada é fundamental para alcançarmos resultados efetivos. Cada instituição beneficiada reforça que estamos no caminho certo”, afirmou Paula Dantas, coordenadora-geral do programa e secretária do Planejamento, Gestão e Patrimônio.