Maria Olímpia aproveitou a Feira Agrária do Crédito Fundiário organizada pelo Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), em Senador Rui Palmeira, para faturar mais de R$ 4 mil com a venda de sua produção. Mais de 20 toneladas foram escoadas em uma semana de comercialização.
Em sua banca, os rui-palmeirenses compravam jaca, inhame, milho, batata doce, maracujá, banana prata e uma série de outros alimentos fresquinhos, livres de agrotóxicos. Maria Olímpia, que vive no Assentamento Pacas, planta, colhe e vende uma série de produtos em parceria com seu marido.
Cerca de 70 trabalhadores, entre pequenos produtores e artesãos, marcaram presença na feira agrária, que teve apoio da Prefeitura de Senador Rui Palmeira para ser viabilizada. Ao longo de 23 edições, a feira alcançou aproximadamente mil agricultores e assentados da reforma agrária.
Anfitriã da feira em Senador Rui Palmeira, a prefeita Jeane Moura celebrou o empenho do governador Paulo Dantas, no sentido de valorizar a agricultura familiar. “Este projeto nos permitiu ofertar produtos diversificados, oportunizando segurança alimentar e geração de renda”, comentou.
Quase 20 toneladas de alimentos foram escoadas, comercializadas. Quando somado aos números obtidos em Santana do Ipanema e Palestina, a quantidade dobra. Para o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, o Instituto proteger os trabalhadores rurais da figura do atravessador.
Ainda de acordo com Jaime Silva, o Governo de Alagoas já manifestou a intenção de expandir o projeto para que as feiras agrárias cheguem aos 102 municípios alagoanos.