Maceió, AL

30°C
Clear sky

ABIH propõe uso de dados para ações de desenvolvimento do turismo

Associação vai apresentar, na próxima terça (31), relatório do Datatur, plataforma que reúne informações sobre o setor
Segundo o Datatur, em 2021 existiam em média 33.062 empresas entre hospedagem e alimentação, que geraram mais de 25 mil empregos diretos, em Alagoas (foto: Arquivo Semtur)

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH/AL) vai apresentar, na próxima terça-feira (31), o relatório do Datatur, plataforma que reúne dados do turismo e da hotelaria no estado.

Segundo a entidade, o objetivo é compartilhar as informações coletadas para a construção de políticas mais assertivas voltadas ao setor, além de subsidiar investimentos e auxiliar a tomada de decisão na elaboração de ações de desenvolvimento. O encontro acontece no Hotel Jatiúca, a partir das 15h30.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Criado em 2019, Datatur tem a capacidade de apresentar diversos dados importantes que vão desde número de empregos formais, até quanto a atividade turística gera de impostos para o Estado e para o município de Maceió, além do quantitativo do que é investido de volta no setor.

A ABIH/AL explica que todos os dados são coletados por meio de bases públicas ou fornecidas por essas entidades, além de fontes oficiais ligadas ao turismo.

“O Datatur é um marco no turismo de Alagoas que passa a qualificar suas ações orientadas por dados (Data Driven) para apoiar as tomadas de decisões, tanto do trade como das entidades públicas, que são peças fundamentais no processo de crescimento do turismo”, destaca o presidente da ABIH/AL, André Santos.

Segundo ele, tornar os dados acessíveis e compreensíveis é fundamental para começar a extrair valor e fortalecer, ainda mais, o turismo no Estado, por meio de ações direcionadas.

“É muito importante para nós, empresários do trade e sociedade, ter um estudo do setor fidedigno, que reúna informações tão importantes e que possa aprofundar o conhecimento sobre o setor do turismo de Alagoas”.

Mercado

Segundo o Datatur, em 2021 existiam em média 33.062 empresas entre hospedagem e alimentação, que geraram mais de 25 mil empregos diretos.

Outro dado interessante é sobre os impostos arrecadados. Em 2021 foram mais de R$ 560 milhões de ISS para o município de Maceió, e mais de R$ 1 bilhão de ICMS arrecadados de impostos pelas atividades turísticas, sendo a hotelaria a maior contribuinte.

“Com essas informações podemos cobrar da gestão pública um maior retorno nas ações voltadas ao turismo e nos investimentos de promoção do destino, já que, comprovadamente, geramos uma grande contribuição financeira para o Estado e para o município. Isso mostra a força do turismo dentro da fomentação da economia alagoana”, ressalta André Santos.

Por meio da Plataforma, é possível saber, ainda, questões como o perfil dos funcionários, a média salarial, impostos pagos, entre outras informações.

PUBLICIDADE