Maceió, AL

30°C
Clear sky

AAPPE inaugura em Maceió 1º espaço tecnológico 6D do Nordeste para pacientes TEA

Ambiente multissensorial vai garantir atendimento gratuito a pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Sala 6D permite o acionamento de uma variedade de efeitos e recursos que enriquecem a terapia (foto: divulgação)

A Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) inaugura, na próxima segunda-feira (26), o Espaço Tecnológico 6D multissensorial e o Parquinho Interativo. De acordo com a instituição, os novos ambientes marcarão um avanço significativo na assistência a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Alagoas.

A solenidade de inauguração acontecerá a partir das 10 horas, na sede da AAPPE, situada na Rua Maria Brêda – Jatiúca, Maceió, ao lado do empresarial The Square.

PUBLICIDADE


De acordo com a AAPPE, o espaço multissensorial 6D será o primeiro a ser implantado na região Nordeste, fruto de uma parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A iniciativa vai garantir que pacientes com TEA tenham acesso a todo o acompanhamento necessário para o desenvolvimento das suas habilidades, além de uma vida mais autônoma.

Projetado para atuar como um centro de estimulação sensorial, a AAPPE informa que o ambiente ofertará atendimento gratuito com objetivo de transformar a experiência terapêutica de crianças com TEA, integrando diferentes terapias e proporcionando uma abordagem interativa que se adapta em tempo real às necessidades individuais de cada paciente.

Cerca de 300 assistidos pela AAPPE serão beneficiados. A instituição destaca que o software que controla o ambiente da sala 6D permite o acionamento de uma variedade de efeitos e recursos que enriquecem a terapia, como refletores coloridos, uma piscina de bolas com luzes, simuladores de chuva e vento, máquinas de bolhas de sabão, além de um painel sensorial e uma parede de escalada.

“Essa combinação de elementos cria um ambiente envolvente que pode ser customizado de acordo com as necessidades específicas de cada sessão terapêutica, oferecendo um tratamento sob medida e dinâmico para as crianças”, afirma a fisioterapeuta e coordenadora da AAPPE, Ana Paula Genovezzi.

Sobre a AAPPE

Há 34 anos atuando na assistência às famílias de pessoas com deficiência e de surdos em Alagoas, lembra Ana Paula, a AAPPE vem inovando através de trabalho pioneiro, sendo referência na utilização de ferramentas atuais em reabilitação com interlocução de profissionais da pedagogia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia e neuropsicologia.

Superintendente da AAPPE, Iraê Cardoso destaca que o centro de estimulação objetiva instrumentalizar, integrar e otimizar os diversos tipos de terapias e tratamentos a partir do primeiro ano de vida.

“O espaço multissensorial 6D é mais do que uma inovação tecnológica, é um avanço essencial no cuidado e acompanhamento das crianças em Alagoas. Nosso objetivo é proporcionar um tratamento de alta qualidade, que potencialize o desenvolvimento sensorial, cognitivo e motor dos nossos pacientes”, explica.

Com a inauguração do espaço tecnológico 6D e do parque multidisciplinar, a AAPPE ressalta que reafirma seu compromisso com a liderança na inovação no tratamento de crianças com TEA em Alagoas, oferecendo soluções que transformam vidas e ampliam as possibilidades de desenvolvimento para cada criança.

A AAPPE conta com cinco unidades em Maceió, capital de Alagoas, e em outras três cidades estratégicas: Barra de São Miguel (na região Metropolitana), Penedo (no Baixo São Francisco) e Santana do Ipanema (no Sertão alagoano).

Dessa forma, são atendidas pessoas que vivem em mais de 40 municípios alagoanos. Somente em 2023, quase 100 mil pacientes e famílias de baixa renda foram assistidas.