Maceió, AL

30°C
Clear sky

73ª Expoagro deve movimentar cerca de R$ 50 milhões

Evento será aberto neste sábado (21) no Parque da Pecuária, em Maceió, e segue até o dia 29 de outubro
Mais de 50 mil pessoas devem comparecer ao Parque da Pecuária, no bairro do Prado, em Maceió (foto: Secom AL / arquivo)

A 73ª Expoagro será aberta, neste sábado (21), no Parque da Pecuária, em Maceió. A expectativa dos organizadores é de que sejam movimentados cerca de R$ 50 milhões durante o evento, que segue até 29 de outubro.

“É um evento que está consolidado, principalmente na geração de negócios e realização de leilões. Trata-se do maior evento Norte-Nordeste em termos de faturamento, de volume de negócios. Isso mostra a qualidade do rebanho genético do estado de Alagoas e a competência do criador alagoano, que faz tantos investimentos para que isso aqui aconteça”, disse o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, em entrevista à TV Gazeta.

PUBLICIDADE


De acordo com ele, mais de 50 mil pessoas devem comparecer ao Parque da Pecuária, no bairro do Prado, em Maceió.

“Todos os dias, até 29 de outubro, teremos atrações técnicas, palestras e encontros. Vamos fazer oito leilões nessa edição e os julgamentos comparativos para avaliar o desempenho do melhoramento genético”, acrescentou Domício Silva.

Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) informa que terá uma programação especial durante a 73ª Expoagro Alagoas. As atividades ficarão concentradas no estande oficial do Governo do Estado.

No local, será realizada a exposição de sementes crioulas do programa Planta Alagoas, além de atividades das Câmaras Setoriais da Apicultura e Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), do Leite e Derivados e da Mandioca e Derivados.

O estande da Seagri ficará aberto das 16h às 22 horas, e vai contar com exposição de itens como caixas de abelhas com e sem ferrão, fumigadores, favo de mel, coletores, manequim com Equipamento de Proteção Individual (EPI), venda de produtos apícolas, exposição da agricultura familiar e degustação de produtos lácteos.

No sábado (21) e domingo (22), haverá, ainda, uma exposição e doação de plantas medicinais, condimentares e aromáticas. No estande, também irá acontecer degustação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) no domingo (22) e na sexta-feira (27).

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) irá realizar duas palestras durante a exposição agropecuária. Na terça-feira (24), a extensionista Daniele Costa de Oliveira vai apresentar uma palestra com o tema “Redução das emissões de gases do efeito estufa na pecuária”.

Na sexta-feira (27), a extensionista Maria da Guia Fonseca vai discorrer sobre “Produção Orgânica e Segurança Alimentar”. As palestras terão início sempre às 16h30, sendo realizadas no estande oficial da Seagri.

Sebrae

O Empório Sebrae também está com uma programação diversificada para todos os dias de funcionamento do espaço durante a 73ª Expoagro. Estão previstas degustações, oficinas, palestras e aulas show.

Espaço Empório será a atração do Sebrae durante a 73ª Expoagro (foto: Agência Sebrae AL)

“O Espaço Sebrae dá oportunidades para empresas e produtores que tenham artigos com referenciais de Alagoas, que representam nosso estado em toda sua regionalidade. Por isso, a gente está trazendo produtos que tenham características alagoanas, como a tapioca, os caldinhos de sururu, de camarão e de macaxeira, na área de gastronomia”, revela a analista do Sebrae Alagoas, Marina Gatto.

O local também terá música ao vivo, com cantores e músicos regionais alagoanos, além de um espaço infantil com atividades para as crianças. Paralelo a isso, estão previstas oficinas gastronômicas e palestras com a equipe de profissionais do Senac.

Com Ascom Seagri e Agência Sebrae AL