Maceió, AL

30°C
Clear sky

5.690 mudaram categoria da Carteira de Habilitação, em AL

Até 2023, Alagoas contabilizava 682.351 condutores de automóveis; para reclassificar CNH, motorista precisa ter mais de 21 anos
Mais de 2 mil condutores reclassificaram CNH para categoria D, em Alagoas

Dos 682.351 condutores aptos à condução de automóveis até 2023, em Alagoas, 5.690 solicitaram adição ou mudança de categoria em suas carteiras de habilitação. Deste total, 2.291 adicionaram a categoria D.

É possível adicionar uma nova categoria às Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) classificadas como A ou B, ou mudar de categoria no caso das C, D e E, explica a assessoria de imprensa do Detran Alagoas.

PUBLICIDADE


O serviço para adição ou mudança de categoria pode ser iniciado no site do Detran Alagoas, na aba de serviço, habilitação, e Mudança/Adição de Categoria, ou então clicando aqui.

“A mudança acontece quando tem a categoria B e ele quer mudar para C ou D ou E, por exemplo”, explicou Wilton Pereira, chefe de Controle de Condutores do Detran.

Os condutores que desejam mudar de categoria precisam ter mais de 21 anos de idade e o tempo de experiência determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) na categoria B.

Além da idade mínima, o condutor que deseja passar para a categoria C precisa estar há um ano na categoria B; para a categoria D, o condutor deve estar há um ano na C ou há dois anos na B.

Para a categoria E, é preciso estar há um ano na categoria C. Se o condutor for da categoria D, deve fazer a solicitação de forma imediata.

Além das regras definidas no CTB, os condutores também precisam realizar exame clínico e procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC).