O Instituto de Identificação de Alagoas emitiu, de março a dezembro de 2023, 223.007 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), destacando-se como primeiro do Nordeste e o quarto do país a emitir a nova documentação.
O instituto estadual se adequou ao Decreto federal nº 10.977/2022, que regulamentou as leis que tratam da expedição da carteira de identidade, e sobre o Serviço Nacional de Registro de Identificação Civil.
O principal avanço foi a adoção para todo o país, como único Registro Geral (RG), o número do CPF, evitando fraude e a possibilidade de se ter vários documentos.
Para Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação, vários fatores permitiram o alcance desse número de emissões do documento.
Ele cita a ampliação da rede de postos, mutirões, atendimentos domiciliares, aprimoramento do sistema e qualificação das equipes de atendimentos e dos papiloscopistas.
Ele também destacou o planejamento estratégico do órgão e o apoio do governador Paulo Dantas na garantia da emissão do documento para os alagoanos.