Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apontam que houve uma redução de 68% no número de autuações lavradas pela Polícia Civil no primeiro turno das eleições, no comparativo com o pleito de 2020. Para a Pasta, o trabalho integrado entre as forças de segurança garantiu a tranquilidade durante a votação.
No total, foram confeccionados 23 flagrantes em delegacias da instituição estadual entre a noite de sábado (1º) e o dia de domingo (02). Em 2020, foram 72 casos no total.
A maioria foi pelos crimes de boca de urna (7) e compra de votos (9). Segundo os registros, foram apreendidos aproximadamente R$ 10,5 mil, seis folhas de cheque, santinhos e dois veículos.
Ainda conforme a PC, foram nove Autos de Prisão em Flagrante e 11 confecções de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), além de três registros de boletins.
Dezoito desses casos registrados pela Polícia Civil foram apresentados diretamente pela Polícia Militar, que também fez conduções à sede da Polícia Federal em Maceió, totalizando 26 ocorrências por crimes eleitorais, sendo grande parte delas no interior do estado.
Municípios
Além de Maceió, houve ocorrências nos municípios de Pilar, Teotônio Vilela, Igaci, Colônia Leopoldina, União dos Palmares, Santana do Ipanema, Maragogi, Cacimbinhas, Piaçabuçu, Maravilha, Ouro Branco, Atalaia, São Luís do Quitunde, Poço das Trincheiras, Olho d’Água das Flores, Delmiro Gouveia, Capela, Pão de Açúcar, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Murici.
Todas as ações das eleições foram acompanhadas por um comitê de gestão, formado pelo secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e por representantes das forças de segurança pública, que estiveram a postos para atuar no apoio de eventuais ocorrências de maior complexidade.
Ao longo da votação, além do efetivo ordinário, mais de seis mil integrantes das Polícias Militar, Civil, Científica, Grupamento Aéreo e Corpo de Bombeiros Militar, além de policiais penais, guardas municipais, agentes do programa Ronda no Bairro, estiveram mobilizados para garantir a segurança dos eleitores dentro e fora dos 1.008 locais de votação localizados nos 102 municípios alagoanos.
“Estamos satisfeitos com a grande redução nos flagrantes registrados. Isso demonstra que o planejamento organizado pela Segurança Pública apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral surtiu efeito. O objetivo agora é manter a redução de crimes eleitorais no segundo turno do pleito, que ocorrerá no último domingo deste mês”, afirmou Flávio Saraiva.