A abertura da 1ª Feira Coop acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 16 horas, na Praça Multieventos, bairro da Pajuçara, em Maceió. O evento é realizado pela União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e segue até o domingo (25). Tem como propósito promover o reconhecimento do cooperativismo pela sociedade alagoana, bem como fomentar negócios e o acesso a mercados para as cooperativas participantes.
A Feira Coop acontece em parceria com o Sebrae Alagoas, o Governo do Estado de Alagoas e Prefeitura de Maceió. O evento trará exposição dos produtos e serviços das cooperativas participantes, palestras, oficinas e apresentações culturais, além de uma rodada e encontro de negócios.
Segundo a Unicafes, há em Alagoas mais de 200 cooperativas, abrangendo mais de 70 mil cooperados e gerando mais de 5 mil empregos.
De acordo com a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Jacqueliny Martins, esta é uma oportunidade para gerar novos negócios entre as cooperativas.
“Por meio dessa iniciativa, iremos promover o contato direto entre empresas compradoras e fornecedoras, com interesses em comum, visando ampliação de mercados, identificação de novos canais de comercialização e estabelecimento de parcerias estratégicas comerciais para os participantes da Feira Coop. Sendo a rodada promovida entre expositores cooperados e potenciais compradores. Já o encontro será uma oportunidade de negócios oferecida entre os expositores”, ressalta a analista.
Entre os 50 expositores previstos na feira, estão 11 associações e cooperativas ligadas ao Programa Alagoas Maior: Associação Café na Mesa; Associação Tabuleiro de Dentro; Cooperativa Cooperal; Associação Ascolaço; Associação Asprolimo; Associação das Doceiras e Artesãs de Palmeira dos Índios; Cooperativa Coopcam; Associação Asprobroas; Cooperativa Ecoduvale; Associação Asaup e Associação Dom Helder Câmara.
Sebrae
Na Feira Coop, o Sebrae Alagoas, por meio da Unidade de Relacionamento Empresarial, disponibilizará para o público a van de atendimento itinerante, levando orientação, tirando dúvidas e promovendo a ampliação de acesso aos serviços da instituição.
A ideia da rodada de negócios é trazer empresas de setores diversos como compradores de microempresas e empresas de pequeno porte, por ter uma diversidade maior de demanda devida à diversidade de ofertas das cooperativas.
Na Feira, deverão participar as cooperativas ligadas a setores e segmentos como alimentação, planos de saúde, crédito, serviços odontológicos, serviços bancários e autônomos.
Na rodada de negócios, as mesas são colocadas para que os compradores acompanhem a apresentação de produtos e serviços das cooperativas que deve despertar no comprador um interesse em fazer uma negociação prévia ou futura. Cada fornecedor terá um tempo estimado de 15 minutos.
Já no encontro de negócios entre as cooperativas, serão feitas apresentações dos serviços das cooperativas para empresas âncoras. O comprador diz o que necessita e os fornecedores que estiverem presentes e tenham interesse vão oferecer produtos e serviços, iniciando assim o contato.