As mais de 180 mil pessoas que tiraram o RG a partir de março deste ano, em Alagoas, podem ter a versão on-line do documento desde que baixem, gratuitamente, o aplicativo federal Gov.BR, nas lojas virtuais dos sistemas operacionais iOS ou Android.
Após baixar o aplicativo, o cidadão deverá criar uma conta com o número de CPF e uma senha e, quando entrar na tela inicial, clicar no ícone ‘Carteira de documentos’. Em seguida, no botão ‘+’, escolher a opção ‘Carteira de Identidade’ e ‘Adicionar Documento’.
Diego Cavalcanti, supervisor de controle e consumo interno da Polícia Científica, não sabia da possibilidade de ter a documentação digital. Ele baixou o aplicativo e pretende a partir de agora reunir o máximo de documentos digitais possíveis no celular.
“Foi prático, rápido e super fácil baixar o app. Além de ser seguro, ter a versão digital da carteira de identidade e outros documentos no celular, tem várias vantagens como a usabilidade e facilidade de apresentar o documento em qualquer oportunidade”, disse Cavalcanti.
A documentação digital tem sido resultado dos avanços tecnológicos inseridos no serviço público estadual, ressalta Erik Silva, superintendente do Instituto de Identificação em Alagoas.