Maceió, AL

30°C
Clear sky

150 investidores são impactados pelas potencialidades de Alagoas

Invest Alagoas, em São Paulo, reuniu centenas de convidados interessados em contribuir com desenvolvimento do estado
Evento do Governo de Alagoas reuniu centenas de convidados, em São Paulo (SP)

A primeira edição do Invest Alagoas, em São Paulo, reuniu 150 investidores, dentre 250 convidados. Eles foram impactados por informações sobre os avanços na gestão do Governo de Alagoas.

Os virtuais investidores souberam que houve aumento de 7,2% na arrecadação e crescimento de 6,5% no roduto Interno Bruto (PIB) de Alagoas em 2023, o maior avanço dentre os estados do Nordeste.

PUBLICIDADE


Palestrante no evento, o ex-governador e hoje ministro Renan Renan relembrou do cenário adverso quando assumiu o Governo de Alagoas. “Em 2014, a situação era difícil. Não havia dinheiro para nada”.

Crescimento do PIB

Para cada real arrecadado, havia R$ 1,70 de dívida com a União. “Hoje, Alagoas ocupa a 4ª posição entre os maiores PIBs do País; foram construídos sete hospitais e mais três estão em andamento”.

Renan avisou aos investidores que, atualmente, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica aponta melhora em nossa educação e que há boas estradas e concessão de saneamento de água e esgoto.

“Tudo isso foi feito com um programa dedicado a buscar o equilíbrio fiscal, que diminuiu as despesas do governo e aumentou a entrada de receita por meio da atração de investimentos”, disse o ministro.

Mais arrecadação

O governador Paulo Datans, por sua vez, complementou que apenas entre janeiro e maio de 2024 o crescimento da arrecadação por meio de ICMS está apontando em torno de 30%, sendo este um número histórico.

Ainda de acordo com Paulo Dantas, durante 2023, o aumento da arrecadação via ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em todos os estados da federação marcou 16,5%.

Hugo Leahy, secretário de Relações Federativas e Internacionais, Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste, também dialogaram com os investidores conficados ao evento.

Câmara, aliás, ressaltou que o banco possui linhas atrativas de financiamento a investidores e que o estado de Alagoas está pronto para receber investimentos em diversos setores.

Grandes investidores

Representantes de empresas como Natura&Co, Sococo, TOTVS, Azul Viagens, MME Empreendimentos, Origem Energia, GranBio dialogaram com secretárioa estaduais sobre Distribuição, Comércio, Indústria, Energia, Saneamento, Turismo e Tecnologia.