O programa Maratona de Cirurgias está de volta à VII Região de Saúde. A iniciativa, que tem por objetivo zerar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos que foram adiados por conta da pandemia da Covid-19, vai atender os moradores de Arapiraca e de mais 16 municípios do Agreste alagoano.
A ação está em sua décima edição e vai ocorrer na segunda (10) e terça-feira (11) próximas, no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, localizada no bairro Itapuã, em Arapiraca, das 7h às 17 horas.
Além de Arapiraca, também serão beneficiados os moradores de Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipu.
No mutirão, os usuários terão acesso a consultas gratuitas com cirurgião geral, ginecologista, urologista e oftalmologista, e poderão realizar exames laboratoriais e de imagem, como ultrassom, tomografia e eletrocardiograma. Depois de passarem pelas consultas e realizarem os exames, os procedimentos cirúrgicos são agendados.
Nesta edição, serão agendadas cirurgias gerais (hérnia, tumores moles e vesícula), oftalmológicas (catarata e pterígio), ginecológicas (histerectomia, mioma, períneo e prolapso uterino) ortopédicas (pé, quadril, mão, ombro e joelho) e urológicas (postectomia, fimose e varicocele).
Documentos
Para fazer o agendamento, os pacientes devem apresentar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência, além de exames que atestem o problema de saúde, com validade de seis meses, caso possuam.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, devido à grande demanda reprimida verificada na VII Região de Saúde, a Sesau está promovendo mais uma edição da Maratona de Cirurgias em Arapiraca.
“Nosso propósito é garantir o acesso às cirurgias eletivas a todas as pessoas que não tiveram condição de realizá-las durante a pandemia da Covid-19. Por isso, a Maratona de Cirurgias cumpre essa missão de forma ágil e com maior eficiência”, destacou o gestor da saúde estadual.