Maceió está em 1° lugar no Nordeste entre as capitais e em 4º no Brasil com os melhores desempenhos alcançados por meio do Previne Brasil, programa de financiamento da Atenção Primária do Ministério da Saúde. A informação é de representantes da Pasta que estiveram reunidos, nesta quarta-feira (5), com o prefeito JHC.
A visita institucional de representantes do Ministério da Saúde aconteceu devido ao excelente desempenho no Previne Brasil, que mede a qualidade da Atenção Primária.
“Em Maceió, tínhamos 27% de cobertura de Estratégia em Saúde da Família e junto ao Ministério conseguimos credenciar novas Equipes de Atenção Primária [eAPs] e passamos para 52% e buscamos agora passar nos 70% de cobertura. Não só o aumento dessas equipes, mas também diversos avanços alcançados pela gestão, com novos programas, nos ajudaram a chegar até aqui”, avalia o prefeito de Maceió.
JHC ressaltou, ainda, as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Maceió para aproximar os serviços de saúde da população.
“O aumento desses indicadores é uma realidade. Nós somos a capital mais eficiente em vacinação e me orgulho disso, que só é possível graças à parceria com o Ministério da Saúde”, citou JHC.
“Nossa gestão trouxe também o Remédio em Casa, o Saúde da Gente, que leva atendimento a comunidades vulneráveis, o Corujão da Saúde, o lançamento do Pronto, com agendamento online de consultas e exames e a despolitização dos postos, nomeando servidores efetivos para cargos de gerência”, acrescentou.
A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, comemora a conquista da capital.
“Sempre acreditamos na capacidade dos nossos profissionais e hoje colhemos o resultado desse empenho e estamos avançando cada vez mais”.
Ministério
O secretário Nacional da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Parente, informou que os representantes da Pasta vieram a Maceió para parabenizar pelos resultados alcançados e entender as estratégias que levaram a capital alagoana a galgar tantas posições.
“Parabenizo não só o prefeito e a secretária de Saúde, mas também todos os profissionais de todas as Unidades Básicas de Maceió”, destacou.
Segundo a Prefeitura, Maceió obteve como o indicador sintético final (ISF) > 9, e foi referência nacional dentre os municípios de Alagoas de porte Capital, resultado obtido no primeiro quadrimestre de 2022 do Programa Previne Brasil.
Além de Raphael Parente, também visitaram a capital: Davi Lima Valente, Coordenador da Assessoria Institucional da Atenção Primária à Saúde; Pedro Renato dos Santos, Assessor da Assessoria Institucional da Atenção Primária à Saúde, dentre outros integrantes da Equipe técnica.